Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Voltar

terça-feira, 25/01/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 25 de janeiro 2022 (terça-feira), às 09h30, as provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Ana Sofia Lima Gonçalves.
Título do Relatório de Estágio: "A Aprendizagem Baseada em Investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos".
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Luís Gonzaga Pereira Dourado, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais:
Doutor Hernâni Varanda Gerós, Professor Associado Com Agregação da Escola de Ciências da Universidade do Minho

Doutor José Alberto Gomes Precioso, Professor Associado Com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador)

Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo do Relatório de Estágio: O presente estudo pretende analisar o Papel da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) no ensino do tema “Obtenção de matéria pelos seres autotróficos”, na disciplina de Bilogia e Geologia (BG), no 10º ano do Ensino Secundário. Neste modelo de ensino, a construção do conhecimento ocorre por fases que envolvem a formulação de hipóteses, análise de dados e discussão de resultados pelos alunos, com o objetivo de resolver problemas específicos da unidade, aproximando-se do trabalho de um investigador. Os objetivos que nortearam esta investigação são: analisar o papel da no ensino do tema “Obtenção de matéria pelos seres autotróficos”; analisar o papel da ABI na capacidade de resolução de problemas por parte dos alunos; capacitar os alunos para a resolução de problemas típicos de exame de Biologia e Geologia; e determinar fatores facilitadores e constrangimentos da ABI. A materialização da Intervenção Pedagógica deu-se pela exploração de uma atividade de aprendizagem estruturada por tópicos. Para analisar o impacte da intervenção pedagógica nos alunos foram aplicados questionários de pré e pós teste, antes e após a intervenção pedagógica, respetivamente. Este pretendia medir as seguintes variáveis: o papel da ABI na capacidade de resolução de problemas por parte dos alunos; papel da ABI em capacitar os alunos para a resolução de problemas típicos de exame de Biologia e Geologia. Foi ainda aplicado um questionário de opinião. Os resultados demonstram que a estratégia auxiliou à (re)construção do conhecimento substantivo dos conteúdos da unidade didática referida; ao desenvolvimento de competências transversais relacionadas com interpretação de gráficos e tabelas e formulação de hipóteses e conclusões. A perceção dos alunos permite afiançar que a ABI possibilita ao aluno interligar o conhecimento da sala de aula com o dia a dia, amplificando o seu interesse pelos conteúdos e ajudando-o na promoção do pensamento crítico.

Palavras-chave
: Aprendizagem Baseada em Investigação; Biologia; Educação em Ciências.
Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
​Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Logo