Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Aliança de Pós-Graduação da UMinho - Cursos e Candidaturas - Instituto de Educação Voltar

05/07/2022 - 31/07/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
A "Aliança de Pós-Graduação da UMinho" aprovado na sequência da candidatura da UMinho aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” (lançados pelas DGES e integrados no financiamento EU Generation - Plano de Recuperação e Resiliência), a Aliança contribuirá para os objetivos definidos na iniciativa Skills 4 pós-Covid (MCTES/DGES). Candidaturas abertas para o curso "Desigualdades sociais e educativas e dispositivos pedagógicos numa educação intercultural" , até 27 de setembro. https://candidaturaalianca.uminho.pt/

O portefólio é composto por 112 cursos de pós-graduação, não conferentes de grau, distribuídos pelos seguintes programas educacionais: Gestão e Inovação Empresarial, Arquitetura e Ambiente Construído, Comunicação, Cultura, Sociedade e Inclusão, Engenharia e Indústria Transformadora, Proteção Social e Integração, Saúde e Bem-Estar, Sustentabilidade Ambiental e Gestão do Território e Transição Digital. Os cursos destinam-se a diplomados que procuram melhorar o seu conhecimento profissional de base ou desenvolver-se profissionalmente após a graduação. Os estudantes da Aliança são elegíveis para bolsas de estudo financiadas pelo projeto.

VER BOLSAS

Caso pretenda ser informado acerca da abertura de candidaturas para determinado programa educacional/curso, e receber mais informações sobre as atividades da Aliança, pode estabelecer contacto aqui.


Cursos Promovidos pelo Instituto de Educação da UMinho

​DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCATIVAS E DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS NUMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
CANDIDATURAS: até 27 de setembro.2022

A Universidade do Minho (UMinho), através do Instituto de Educação, apresenta o Curso de Aprofundamento em "Desigualdades sociais e educativas e dispositivos pedagógicos numa educação intercultural".
A população escolar portuguesa caracteriza-se pela grande diversidade cultural, fenotípica e de classe, apresentando elevadas percentagens de alunos de diversas nacionalidades e pertenças étnico-culturais. Todavia, esta diversidade não tem sido traduzida em elevados níveis de sucesso por parte dos alunos/as provenientes de minorias e de meios sociais desfavorecidos, sendo fundamental desenvolver estratégias de incremento do sucesso escolar, num trabalho de proximidade com as famílias e as comunidades. Partindo sobretudo da identificação destas fragilidades por parte dos/as formandos/as tendo em atenção os seus contextos profissionais, este curso tem como finalidade potenciar a intervenção naqueles contextos numa perspetiva de inclusão de todos/as e no assegurar, o mais possível, o sucesso daqueles alunos/as.

As candidaturas estão abertas até 27 de setembro de 2022 em https://candidaturaalianca.uminho.pt/
Divulgação dos resultados: 28 de setembro de 2022
Inscrições: 29 a 30 de setembro de 2022
Funcionamento: de 03 de outubro a 30 de janeiro de 2023.


SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES E EDUCADORES: Princípios e Práticas
Candidaturas abertas de 3 a 14 de outubro de 2022

A Universidade do Minho (UMinho), através do Instituto de Educação, apresenta o Curso de Aprofundamento em "Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional de Professores e Educadores: Princípios e Práticas". Esta formação foi criada no âmbito da Aliança de Pós-Graduação da UMinho, projeto que se apresenta com um portefólio de 112 novos cursos de curta duração desenhado em estreita cooperação com empregadores da região.

Este curso tem por objetivo promover um conhecimento aprofundado sobre o papel da supervisão pedagógica na planificação, na monitorização e na avaliação de processos pedagógicos e de desenvolvimento profissional de educadores e professores em diversos contextos.
As candidaturas abertas de 3 a 14 de outubro de 2022 em https://candidaturaalianca.uminho.pt/
Divulgação dos resultados:
Inscrições: de 24 a 28 de outubro 2022
Funcionamento: de 02 de novembro a 28 de fevereiro.

PROMOÇÃO DA SAÚDE E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL - CANDIDATURAS FECHADAS

A Universidade do Minho (UMinho), através do Instituto de Educação, apresenta o Curso de Aprofundamento em "Promoção da Saúde e Estilos de Vida Saudável", integrado no programa educacional "Saúde e Bem-Estar. Esta formação foi criada no âmbito da Aliança de Pós-Graduação da UMinho, projeto que se apresenta com um portefólio de 112 novos cursos de curta duração desenhado em estreita cooperação com empregadores da região.

Este curso tem por objetivo compreender os objetivos, valores e a ética na promoção da saúde, identificando as necessidades e prioridades na promoção da saúde e desenvolvendo competências pessoais e interpessoais para uma promoção eficaz de estilos de vida saudáveis.


Contactos
Universidade do Minho
Largo do Paço
4704 - 553 Braga

E. geral@alianca.uminho.pt

Instituto de Educação da UMinho
Gabinete de Interação com a Sociedade (GIS-IE)
gis-ie@ie.uminho.pt
Logo