Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

XVI CURSO DE VERÃO - Desigualdades Sociais, Educação Inclusiva e Interculturalidade Voltar

13/07/2023 - 15/07/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Durante os próximos dias 13, 14 e 15 de julho tem lugar o XVI Curso de Verão 2023, DESIGUALDADES SOCIAIS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTERCULTURALIDADE, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
A equipa docente é constituída por:
Maria José Casa-Nova [Coord.], Daniela Silva, Maria Alfredo Moreira, Carlos Gomes, Natália Fernandes. A sociedade portuguesa caracteriza-se por uma grande diversidade cultural, heterogeneidade fenotípica e de pertença de classe, que os processos migratórios dos últimos 20 anos vieram acentuar de forma decisiva. A escola reflete esta heterogeneidade, apresentando elevadas percentagens de alunos de diversas nacionalidades e pertenças étnico-culturais. Todavia, esta diversidade nem sempre tem sido traduzida em elevados níveis de sucesso escolar por parte dos alunos/as provenientes de minorias e de meios sociais desfavorecidos, sendo fundamental desenvolver estratégias de incremento do sucesso escolar, sobretudo no trabalho de proximidade com as famílias e as comunidades. Os níveis de retenção, absentismo e sucesso escolar de minorias e classes de menor estatuto social ainda não são satisfatórios no plano nacional, sendo que muitas destas crianças partilham o insucesso escolar com situações de precariedade do tecido socioeconómico e com a fragilidade financeira das famílias, o que exige uma atenção redobrada de todos os atores sociais e escolares, em assegurar melhores condições de promoção de sucesso dos alunos e das alunas em situação mais vulnerável, promovendo uma sociedade mais igualitária e justa. Partindo sobretudo da identificação destas fragilidades por parte dos/as formandos/as, tendo em atenção os seus contextos específicos, este curso tem como finalidade promover a reflexão sobre as desigualdades sociais e a integração destas crianças nas escolas, procurando assegurar, o mais possível, o seu sucesso escolar e promover melhores oportunidades na vida. Tendo em consideração o referido anteriormente, este Curso insere-se nos objetivos da Universidade do Minho e do Instituto de Educação em particular, ao procurar contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento científico e a formas e conteúdos que permitam construir práticas profissionais promotoras de sociedades mais reflexivas e contextos sociais, culturais e escolares mais inclusivos.

Destinatários
Esta iniciativa é particularmente dirigida a Professores/as dos vários níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário); Psicólogos/as, Sociólogos/as, Educadores/as e Assistentes Sociais de Escolas e Agrupamentos de Escolas bem como de Organizações Não Governamentais.

Organização do curso:
O curso está organizado em dois painéis e quatro oficinas. Nos painéis, os conteúdos serão abordados em momentos expositivos, por convidado/as. O painel 1 será seguido pela oficina 1, na qual se realizarão atividades de análise/reflexão sobre os conteúdos abordados no painel 1 (aplicação/relevância para a ação profissional), em pares/ pequeno grupo. Nas oficinas 2 e 3 será apresentado um projeto de investigação-ação realizado num agrupamento de escolas da região Norte. Serão convidado/as docentes deste agrupamento para expor o trabalho realizado, seguindo-se atividades de reflexão e aplicação para a ação profissional. A oficina 4 contemplará atividades de reflexão e discussão sobre os processos migratórios e a importância da diversidade na construção de sociedades e escolas tendencialmente justas e mais humanizadas . Após cada sessão de formação, haverá uma curta atividade a realizar em trabalho autónomo (como a leitura de um texto, o visionamento de um vídeo, a análise de um dispositivo, uma atividade de pesquisa, etc.), sendo os resultados dessa atividade discutidos na sessão seguinte.

[O curso aguarda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua].

Horário de funcionamento:
Quinta-feira, 13 de julho (9h-12h30m; 14h30m-18h)
Sexta-feira, 14 de julho (9h-12h30m; 14h30m-18h)
Sábado, 15 de julho (9h-13h)

Local de funcionamento:
Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar Braga

Inscrições:
até 7 de julho de 2023

Secretaria do Departamento de Ciências Sociais da Educação Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga
Endereço eletrónico: calexandra@ie.uminho.pt


Valor da inscrição:
45 € - Público em geral
20 € - Estudantes da Universidade do Minho

Pagamento através de TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o NIB: 0035.0171.00167322630.15 (Caixa Geral de Depósitos).

Inscrições por endereço eletrónico, enviando comprovativo de pagamento: calexandra@ie.uminho.pt


Número limite de inscrições: 25 (segundo a ordem de receção)
Secretaria do Departamento de Ciências Sociais da Educação Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga

Endereço eletrónico: calexandra@ie.uminho.pt
​​​​​​​​   Cartaz
Logo