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Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras Voltar

quinta-feira, 28/09/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 28 de setembro de 2023 (quinta-feira), pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, requeridas pelo Mestre Ednaldo João das Chagas.
Título da tese: "O Papel do Livro Didático no Ensino e na Aprendizagem de Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá".
URL para assistir às provas por videoconferência (não é permitida a gravação): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99966641759
ID da reunião: 999 6664 1759
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Isabel Flávia Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);

Doutora Ana Raquel Gomes São Marcos Simões, Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro;

Doutora Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto;

Doutora Lucia Fraga-Viñas, Investigadora no âmbito da Bolsa Margarita Salas, Facultade de Filoloxia da Universidade da Coruña.

Resumo
O livro didático tem sido um importante recurso da prática educativa no sistema educacional brasileiro, sendo a sua utilização regulamentada pelo Programa Nacional do Livro Didático. Contudo, a inclusão da disciplina de Inglês nesse Programa é relativamente recente e importa investigar o uso do livro didático nesse contexto. Essa conjuntura instigou a possibilidade de estudar o papel do livro didático de inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, com os seguintes objetivos: caracterizar orientações educativas nacionais e concepções de educação em línguas presentes nessas orientações e nos livros didáticos de inglês; analisar as percepções dos docentes sobre o ensino da língua inglesa, o uso do livro didático, as competências que este desenvolve e sua adequação curricular e aos estudantes; analisar as percepções dos estudantes sobre a aprendizagem da língua inglesa, o uso do livro didático e as competências que este desenvolve; identificar potencialidades e limitações do livro didático na construção de competências comunicativas, culturais e de autonomia na aprendizagem. Numa abordagem de natureza descritiva, o estudo implicou a análise de políticas educativas nacionais, o inquérito por questionário a docentes e estudantes de língua inglesa no âmbito de cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição, e a análise de livros didáticos adotados na instituição, incidente na natureza das atividades propostas e nas orientações metodológicas fornecidas. Os resultados obtidos revelam que os livros didáticos analisados estão globalmente alinhados com os normativos legais e perspectivas atuais da educação em línguas. Contudo, são identificados pelos docentes alguns desfasamentos entre as propostas didáticas e os objetivos da disciplina, principalmente no que diz respeito a conteúdo específicos da formação técnica. Outros problemas remetem para possíveis desadequações das propostas aos perfis dos estudantes, e sobretudo para o escasso uso do livro didático nas aulas de inglês. Por outro lado, os estudantes parecem revelar uma consciência limitada das potencialidades do livro didático no desenvolvimento das suas competências. Também foram constatados aspectos que apontam potencialidades dos livros didáticos, entre os quais podem ser salientados os seguintes: adequação à carga horária da disciplina, promoção de conhecimentos culturais globais e locais, incentivo à utilização da linguagem como prática social e fomento de estratégias de gestão autônoma da aprendizagem. Em síntese, é possível concluir que o livro didático de inglês pode desempenhar um papel relevante no ensino e na aprendizagem do idioma, quando associado a um uso ajustado às prerrogativas dos cursos e à realidade dos estudantes. O estudo reforça a importância da investigação para construir conhecimento no campo da educação em línguas estrangeiras no cenário brasileiro, e para fomentar discussões sobre políticas e práticas educativas que possam fortalecer o ensino público no país.

Palavras-chave
: Ensino médio; ensino-aprendizagem; inglês como língua estrangeira; livro didático.


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