quinta-feira, 28/09/2023
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 28 de setembro de 2023 (quinta-feira), pelas 14h00, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, requeridas pelo Mestre Ednaldo João das Chagas.Título da tese: "O Papel do Livro Didático no Ensino e na Aprendizagem de Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá".
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Laurinda Sousa Ferreira Leite, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de
Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do
Minho.
Vogais:
Doutora
Isabel Flávia Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento
de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de
Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora
Ana Raquel Gomes São Marcos Simões, Professora Auxiliar do Departamento de Educação
e Psicologia da Universidade de Aveiro;
Doutora
Maria Alfredo Ferreira Freitas Lopes Moreira, Professora Auxiliar do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutor
Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação
do Instituto Politécnico do Porto;
Doutora
Lucia Fraga-Viñas, Investigadora no âmbito da Bolsa Margarita Salas, Facultade
de Filoloxia da Universidade da Coruña.
Resumo
O livro didático tem sido um importante recurso da
prática educativa no sistema educacional brasileiro, sendo a sua utilização
regulamentada pelo Programa Nacional do Livro Didático. Contudo, a
inclusão da disciplina de Inglês nesse
Programa é relativamente recente e importa investigar o uso do livro didático
nesse contexto. Essa conjuntura instigou a possibilidade de estudar o papel do
livro didático de inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Amapá, com os seguintes objetivos: caracterizar orientações educativas
nacionais e concepções de educação em línguas presentes nessas orientações e
nos livros didáticos de inglês; analisar as percepções dos docentes sobre o
ensino da língua inglesa, o uso do livro didático, as competências que este
desenvolve e sua adequação curricular e aos estudantes; analisar as percepções
dos estudantes sobre a aprendizagem da língua inglesa, o uso do livro didático
e as competências que este desenvolve; identificar potencialidades e limitações
do livro didático na construção de competências comunicativas, culturais e de
autonomia na aprendizagem. Numa abordagem de natureza descritiva, o estudo
implicou a análise de políticas educativas nacionais, o inquérito por
questionário a docentes e estudantes de língua inglesa no âmbito de cursos
técnicos integrados ao ensino médio da instituição, e a análise de livros
didáticos adotados na instituição,
incidente na natureza das atividades propostas e nas orientações metodológicas
fornecidas. Os resultados obtidos revelam que os livros didáticos analisados
estão globalmente alinhados com os normativos legais e perspectivas atuais da
educação em línguas. Contudo, são identificados pelos docentes alguns
desfasamentos entre as propostas didáticas e os objetivos da disciplina,
principalmente no que diz respeito a conteúdo específicos da formação técnica.
Outros problemas remetem para possíveis desadequações das propostas aos perfis
dos estudantes, e sobretudo para o escasso uso do livro didático nas aulas de
inglês. Por outro lado, os estudantes parecem revelar uma consciência limitada
das potencialidades do livro didático no desenvolvimento das suas competências. Também foram
constatados aspectos que apontam potencialidades dos livros didáticos, entre os
quais podem ser salientados os seguintes: adequação à carga horária da
disciplina, promoção de conhecimentos culturais globais e locais, incentivo à
utilização da linguagem como prática
social e fomento de estratégias de gestão autônoma da aprendizagem. Em síntese,
é possível concluir que o livro didático de inglês pode desempenhar um papel
relevante no ensino e na aprendizagem do idioma, quando associado a um uso
ajustado às prerrogativas dos cursos e à realidade dos estudantes. O estudo
reforça a importância da investigação para construir conhecimento no campo da
educação em línguas estrangeiras no cenário brasileiro, e para fomentar
discussões sobre políticas e práticas
educativas que possam fortalecer o ensino público no país.
Palavras-chave: Ensino médio; ensino-aprendizagem; inglês como língua estrangeira;
livro didático.
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