segunda-feira, 08/07/2024
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 08 de julho de 2024 (segunda-feira), pelas 14h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia
Educativa, requeridas pela Mestre Érica Viviane Nogueira Miranda.
Título da tese: "Tecnologia na educação: Um estudo
da percepção docente sobre a educação a distância em um ambiente virtual de
aprendizagem".
Composição do júri:
Presidente:
Doutor José Augusto de Brito Pacheco, Professor Catedrático do Departamento
de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho.
Vogais:
Doutor
Bento Duarte da Silva, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Estudos
Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do
Minho (Orientador);
Doutora Maria Altina da Silva Ramos, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutor José Alberto Lencastre Freitas Borges de Araújo, Professor Auxiliar
do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de
Educação da Universidade do Minho;
Doutora Ana Maria de Matos Ferreira Bastos, Professora Auxiliar do
Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais
da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Doutora Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Professora Adjunta do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte,
Brasil.
Resumo:
A forma de aprendizagem está mudando e a tecnologia é a
grande responsável por transformar a educação. Diante deste cenário propiciado
pelas recursos tecnológicos, destaca-se a Educação a Distância (EAD) que
revoluciona os processos de aprendizagem. Recentemente, na EaD os ambientes
virtuais de aprendizagem tornaram-se uma ferramenta essencial no auxílio do
processo cognitivo, do ensino e da aprendizagem. Dessa maneira, este novo
ambiente da EaD desafia o professor no desenvolvimento de novas habilidades,
pois a tecnologia que lhe ineerente é algo ainda a ser desmistificado para a
maioria dos professores O presente trabalho objetiva relatar as percepções
docentes sobre os recursos tecnológicos utilizados em um ambiente de
aprendizagem virtual, a partir do programa Rede e-Tec Brasil oferecido pelo
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá. Assim, no
referencial teórico buscou-se entender como o ensino online pode ser um
instrumento de grande relevância para o ensino. Já no campo empírico
utilizou-se a pesquisa mista, quanti-qualitativa, em que foi empregado a
ferramenta SPSS para realizar o tratamento dos dados. Temos ainda que ressaltar
o trabalho realizado com a pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar a
compreensão dos desafios docentes neste novo formato da EaD, também designado
de ensino online. A pesquisa empírica foi realizada com 21 docentes que atuaram
no programa para entender suas percepções sobre o ensino online. Compreendemos
que o estudo pode promover reflexões sobre a prática docente, auxiliando no
caminho para o aperfeiçoamento de metodologias inovadoras inerentes a melhor
apropriação de ferramentas na modalidade mais recente da educação digital da
EaD (EaD online). Ademais, ao permitir efetuar um diagnóstico do perfil
docente, possibilitou compreender que a grande maioria têm uma atuação bastante
longa no ensino presencial e consideram o ensino digital relevante no processo
de ensino. Dessa forma, desenvolver projetos que promovam a formação continuada
na carreira, no que tange ao ensino em plataformas virtuais contriburá de
maneira exponencial para o processo de formação integral do saber humano.
Palavras-Chave: Ambientes virtuais de aprendizagem; recursos tecnológicos e
metodologias.
Contactos:
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