Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português Voltar

quarta-feira, 26/06/2024    Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se no dia 26 de junho de 2024 (quarta-feira), na Sala de Atos do IE, pelas 14:30h, as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Literacias e Ensino do Português, requeridas pelo Mestre Xavier Jorge Mafuassa.

Título da tese: "O Ensino do Português Língua Não Materna em Angola e a Influência de Línguas Autóctones: o Caso do Kikongo no Uíge".
Composição do júri:

Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais:
Doutor Rui Manuel do Nascimento Lima Ramos, Professor Associado do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutora Sónia Maria Cordeiro Valente Rodrigues, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto;

Doutor António Carvalho Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientador);

Doutora Maria Micaela Dias Pereira Ramon Moreira, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho;

Doutora Maria Elisa da Silva Sousa, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Resumo:

Este estudo tem as aprendizagens dos alunos de Português língua materna e de Português língua não materna (sobretudo os de Kikongo língua materna) como sua temática central, pois são estes dois grupos de alunos que buscam as aprendizagens no espaço escolar onde decorreu a presente investigação. Em Angola, o sistema linguístico usado para a escolarização é o Português. Porém, este meio de comunicação não é dominado por todos os alunos, principalmente por aqueles que o têm como língua não materna (os alunos que possuem o Kikongo como primeira língua), chegando, até, a apresentar dificuldade profundas no uso e na compreensão da língua portuguesa. Neste caso, é inegável a existência de aprendentes com caraterísticas linguísticas que se distinguem, o que pressupõe a ocorrência de necessidades educativas também distintas. Apesar disso, a escolarização, em todo o país, sucede através da mesma política de ensino. Sabe-se que, no que concerne à comunicação interpessoal, o meio por excelência de ensino e aprendizagem é a língua materna e, por isso, a sua compreensão pelos intervenientes no ensino e na aprendizagem é indispensável. É, portanto, neste contexto dicotómico de alunos que reside a importância deste estudo, já que traz discussões assentes nas aprendizagens dos indivíduos pertencentes a diferentes grupos linguísticos, para ver se as políticas educativas beneficiam o todo dos aprendentes, ou se há um grupo que mais beneficia dela, em relação ao outro. No fundo, esta investigação visa fomentar reflexões que possam contribuir para a realização de um processo de ensino e aprendizagem isento de marginalizações, mas sim que observe o princípio de inclusão no ensino., pois, afinal, todos os alunos têm os mesmos direitos no meio escolar, assim como possuem a liberdade de usar as línguas postas ao seu dispor. Tendo em conta que os alunos estão distribuídos em diversas províncias, o espaço delimitado para a realização desta investigação foi a província do Uíge, uma das províncias onde o Português coabita com outras línguas, das quais o Kikongo é a mais representativa.

Palavras-chave: ensino de línguas; ensino-aprendizagem; Kikongo; língua materna, língua não materna; Português.
Contactos:
Doutoramento em Ciências da Educação
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Logo IE