Composição do Júri:
Presidente: Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Ana Cristina Gomes Cunha, Professora Auxiliar da Escola de Ciências da Universidade do Minho;
Doutor Luís Dourado Pereira Gonzaga, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador).
Resumo do Relatório de Estágio: As atuais perspetivas para o ensino das Ciências destacam a importância de promover a participação ativa e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Nesse contexto, emerge a metodologia Inquiry 5E como uma estratégia inovadora, estruturada em cinco etapas – Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate que estimulam a curiosidade natural dos alunos e promovem a construção ativa do conhecimento.
A intervenção pedagógica, descrita no presente relatório de estágio, incidiu na lecionação do tema Evolução Biológica na disciplina de Biologia e Geologia no 11.º ano de escolaridade, no contexto do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Envolveu uma turma constituída por 19 alunos que exploraram três atividades de aprendizagem. A investigação associada à intervenção pedagógica, descrita neste relatório, teve como principal objetivo avaliar o impacto da utilização da metodologia Inquiry 5E na aprendizagem da temática científica. Desse modo, foi desenvolvido um questionário de conhecimentos, aplicado no início e no fim da intervenção. A comparação das respostas entre os dois momentos permitiu concluir que ocorreu uma evolução do conhecimento substantivo dos alunos, tendo-se corrigido conceções alternativas e promovido a (re)construção do conhecimento científico acerca das Evidências da Evolução, das Teorias Evolutivas e dos Fatores de Microevolução.
Foi ainda desenvolvido um questionário de opinião, aplicado também no final da intervenção, com o objetivo de: a) averiguar as opiniões dos alunos relativamente à operacionalização da metodologia Inquiry 5E; b) identificar vantagens educativas da operacionalização da metodologia Inquiry 5E; c) identificar fatores de constrangimento à operacionalização da metodologia Inquiry 5E. Os resultados desta investigação sugerem que a intervenção pedagógica teve um impacto positivo no desenvolvimento de competências transversais nos alunos, na sua motivação e na promoção da sua aprendizagem. A metodologia foi, no geral, bem recebida pelos alunos, que parecem considerá-la uma estratégia eficaz, dinâmica, interessante e inovadora, não tendo apontado constrangimentos graves que pudessem comprometer a perceção globalmente positiva da intervenção. Estes dados foram corroborados por breves questionários que os alunos realizaram após cada atividade de aprendizagem.
Palavras-chave: Biologia; Educação em Ciências; Evolução Biológica; Inquiry 5E.