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Provas de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Voltar

quinta-feira, 08/05/2025    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 8 de maio 2025, às 14h30, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por Filipe Alberto Peixoto Lima.
Título do Relatório de Estágio: "Resolução de problemas de Programação Linear com o uso do GeoGebra no 10º ano do ensino profissional.".
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Floriano Augusto Veiga Viseu, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutor Pedro Manuel Baptista Palhares, Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);

Doutora Maria Alexandra Oliveira Gomes, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor José Joaquim Martins Oliveira, Professor Auxiliar da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Resumo do Relatório de Estágio: O presente estudo incide na resolução de problemas de Programação Linear com o uso do GeoGebra, e resulta de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 10.º ano do ensino profissional do curso de Mecatrónica, durante a lecionação do módulo Programação Linear. Este estudo teve como questão principal compreender as dificuldades sentidas pelos alunos durante a intervenção pedagógica e como utilizam o GeoGebra enquanto trabalham em pares. Desta forma, foram formuladas três questões de investigação: (1) Como é que os alunos utilizam o GeoGebra na resolução de problemas de Programação Linear?; (2) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem da Programação Linear durante a construção e resolução dos problemas?; e (3) Quais as vantagens e desvantagens de resolver problemas de Programação Linear em trabalho de pares?.
Para conseguir dar resposta a estas questões foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de dados: através da observação das interações dos alunos, da gravação de áudios e vídeos, das produções dos alunos, da aplicação de dois questionários, um inicial e outro final, e uma entrevista a cada grupo.
Os resultados indicam que a utilização do GeoGebra contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos da Programação Linear, promovendo uma melhor associação entre as representações algébrica e gráfica. Os alunos utilizaram esta ferramenta para representar as restrições, a interseção das retas para a construção da região admissível e a visualização dos vértices do polígono. As principais dificuldades durante a resolução dos problemas residiram na matematização, ou seja, na tradução correta do modelo Real para o modelo Matemático, principalmente na identificação correta das variáveis, da função objetivo e das restrições, bem como na utilização de terminologia rigorosa e adequada.
Além disso, verificou-se que o trabalho de pares foi extremamente benéfico, favorecendo a troca de ideias, a motivação dos alunos, a colaboração entre eles, o desenvolvimento do pensamento crítico e uma melhor compreensão dos conceitos. Para atenuar as desvantagens é necessária uma orientação por parte do professor para a criação destes pares. Este estudo reforça a importância da integração de tecnologias e metodologias colaborativas no ensino da Matemática, destacando-se como uma abordagem promissora para a aprendizagem da Programação Linear no ensino profissional.

Palavras-chave: Ensino profissional; GeoGebra; programação linear; resolução de problemas; trabalho de pares.
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