quinta-feira, 13/11/2025
Instituto de Educação da Universidade do MInho
Realizam-se no dia 13 de novembro de 2025 às 09h30, na sala 0.13 do IE, as provas de
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico,
requeridas por Ana Catarina Castro Rodrigues Sousa.
Título “ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UM ESTUDO NOS
4.º E 5.º ANOS DO ENSINO BÁSICO”
Presidente: Doutor Fernando Manuel Seixas
Guimarães, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do
Minho.
Vogais: Doutor Pedro Manuel Baptista
Palhares, Professor Associada C/Agregação do Instituto de Educação da
Universidade do Minho. (Arguente);
Doutora Ema Paula Botelho
Costa Mamede, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do
Minho (orientadora).
Resumo de Relatório
de Estágio:
O presente relatório tem como propósito investigar como os alunos do
1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico resolvem problemas, bem como o impacto da
prática reflexiva na promoção de estratégias de resolução de problemas
matemáticos nestes níveis de ensino. O problema em estudo foca-se na
identificação das estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas,
procurando responder às questões: Quais são as estratégias mobilizadas pelos
alunos na resolução de problemas? Que dificuldades evidenciam nesse processo? Realizaram-se
dois estudos distintos, o Estudo 1 centrado no 1.º ciclo e o Estudo 2, no 2.º
ciclo do ensino básico. Em ambos, a metodologia adotada aproxima-se da
Investigação-Ação, em que processo seguiu um caráter cíclico e participativo,
estruturado em planificação, ação, observação, reflexão e reformulação, permitindo
ajustes contínuos às práticas educativas. Paralelamente, desenvolveu-se um
estudo centrado na prática reflexiva, promovendo a análise crítica das
experiências pedagógicas e a transformação intencional da prática docente. O
Estudo 1 envolveu uma turma do 4.º ano (N = 10) de uma escola pública situada
em meio rural. A intervenção compreendeu uma sessão de diagnóstico, nove
sessões centradas na promoção de estratégias de resolução de problemas e uma
sessão final de avaliação. Os resultados evidenciam um aumento significativo na
diversidade de estratégias utilizadas, acompanhado de progressos no raciocínio matemático
e de melhorias na comunicação matemática. Inicialmente, os alunos recorriam exclusivamente
à estratégia de cálculo; contudo, ao longo da intervenção, foi observado um
alargamento progressivo do repertório de estratégias, destacando-se o uso do
desenho e de esquemas e tabelas. O Estudo 2 foi realizado com uma turma do 5.º
ano (N = 21) de uma escola pública situada em meio rural. A intervenção foi
estruturada em três fases: uma sessão de diagnóstico, quatro sessões centradas na
promoção de estratégias de resolução de problemas e uma sessão final de
avaliação. Os resultados revelam uma maior autonomia dos alunos na escolha das
estratégias e uma maior clareza na explicitação do raciocínio. Inicialmente, os
alunos recorriam exclusivamente à estratégia de cálculo; contudo, ao longo da
intervenção, passaram a integrar outras estratégias, nomeadamente o uso de
sequências numéricas.
De forma transversal, ambos os estudos evidenciam que a resolução de
problemas, aliada à prática reflexiva do professor, potencia o desenvolvimento
de estratégias diversificadas, da comunicação matemática, do raciocínio lógico
e da criatividade, confirmando a sua relevância como eixo estruturante do
ensino e da aprendizagem da Matemática.
Palavras-Chave: 4.º e 5.º anos do Ensino Básico; Estratégias
matemáticas; Prática reflexiva; Resolução
de problemas.
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