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Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico Voltar

quinta-feira, 13/11/2025    Instituto de Educação da Universidade do MInho
Realizam-se no dia 13 de novembro de 2025 às 09h30, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, requeridas por Ana Catarina Castro Rodrigues Sousa.
Título “ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UM ESTUDO NOS 4.º E 5.º ANOS DO ENSINO BÁSICO”
Presidente: Doutor Fernando Manuel Seixas Guimarães, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutor Pedro Manuel Baptista Palhares, Professor Associada C/Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. (Arguente); Doutora Ema Paula Botelho Costa Mamede, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora).
Resumo de Relatório de Estágio: O presente relatório tem como propósito investigar como os alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico resolvem problemas, bem como o impacto da prática reflexiva na promoção de estratégias de resolução de problemas matemáticos nestes níveis de ensino. O problema em estudo foca-se na identificação das estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas, procurando responder às questões: Quais são as estratégias mobilizadas pelos alunos na resolução de problemas? Que dificuldades evidenciam nesse processo? Realizaram-se dois estudos distintos, o Estudo 1 centrado no 1.º ciclo e o Estudo 2, no 2.º ciclo do ensino básico. Em ambos, a metodologia adotada aproxima-se da Investigação-Ação, em que processo seguiu um caráter cíclico e participativo, estruturado em planificação, ação, observação, reflexão e reformulação, permitindo ajustes contínuos às práticas educativas. Paralelamente, desenvolveu-se um estudo centrado na prática reflexiva, promovendo a análise crítica das experiências pedagógicas e a transformação intencional da prática docente. O Estudo 1 envolveu uma turma do 4.º ano (N = 10) de uma escola pública situada em meio rural. A intervenção compreendeu uma sessão de diagnóstico, nove sessões centradas na promoção de estratégias de resolução de problemas e uma sessão final de avaliação. Os resultados evidenciam um aumento significativo na diversidade de estratégias utilizadas, acompanhado de progressos no raciocínio matemático e de melhorias na comunicação matemática. Inicialmente, os alunos recorriam exclusivamente à estratégia de cálculo; contudo, ao longo da intervenção, foi observado um alargamento progressivo do repertório de estratégias, destacando-se o uso do desenho e de esquemas e tabelas. O Estudo 2 foi realizado com uma turma do 5.º ano (N = 21) de uma escola pública situada em meio rural. A intervenção foi estruturada em três fases: uma sessão de diagnóstico, quatro sessões centradas na promoção de estratégias de resolução de problemas e uma sessão final de avaliação. Os resultados revelam uma maior autonomia dos alunos na escolha das estratégias e uma maior clareza na explicitação do raciocínio. Inicialmente, os alunos recorriam exclusivamente à estratégia de cálculo; contudo, ao longo da intervenção, passaram a integrar outras estratégias, nomeadamente o uso de sequências numéricas. De forma transversal, ambos os estudos evidenciam que a resolução de problemas, aliada à prática reflexiva do professor, potencia o desenvolvimento de estratégias diversificadas, da comunicação matemática, do raciocínio lógico e da criatividade, confirmando a sua relevância como eixo estruturante do ensino e da aprendizagem da Matemática.
Palavras-Chave: 4.º e 5.º anos do Ensino Básico; Estratégias matemáticas; Prática reflexiva; Resolução de problemas.
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e-mail: sec-mce-ac@ie.uminho.pt

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