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Congresso "Ciências da Educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades" Voltar

15/11/2018 - 16/11/2018    Universidade do Porto
O Congresso "Ciências da Educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades" realiza-se nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), integrando a Comissão Organizadora representantes de todas as instituições públicas portuguesas onde se desenvolve formação inicial e investigação em Ciências da Educação. Inscrições até 12 de outubro 2018.
Sobre o congresso
São objetivos do Congresso efetuar um balanço dos últimos 30 anos de formação, intervenção e investigação em Ciências da Educação em Portugal e refletir sobre os contextos de intervenção e profissionalidades dos diplomados pelos diferentes cursos, tendo em conta a relevância dos saberes, a especificidade dos percursos de formação e a diversidade dos contextos de ação e de exercício profissional.
O Congresso estará organizado em quatro painéis temáticos, para os quais serão convidados docentes/investigadores/as e outros profissionais da área das Ciências da Educação.

1. Saberes em CE
Ao longo dos últimos 30 anos, em Portugal, as CE têm vindo a produzir conhecimento aprofundado sobre diversas problemáticas socioeducativas, a partir de orientações metodológicas variadas, e com diferentes relações com atores, contextos e práticas educativas. O painel visa: fazer um balanço da configuração dos saberes em CE, assinalar tendências atuais na investigação e olhar criticamente para os modos de produção de conhecimento nas suas relações com os campos político, educativo e social; sublinhar os contributos e relevância do conhecimento e da investigação em CE para as políticas e intervenção socioeducativas.

2. Contextos de intervenção
As Ciências da Educação têm vindo a afirmar a sua intervenção numa crescente pluralidade e multiplicidade de contextos, contribuindo para o surgimento e recriação da dimensão educativa neles presente. O objetivo deste painel é o de dar visibilidade ao papel, à especificidade e aos sentidos da intervenção das CE, contribuindo para analisar as realidades da intervenção das CE e salientar as suas potencialidades de desenvolvimento futuro.

3. Profissionalidades
O percurso das CE em Portugal tem sido atravessado pelo desafio da afirmação e reconhecimento da(s) profissionalidade(s) dos seus diplomados no contexto do trabalho socioeducativo, os quais têm vindo a desempenhar uma grande diversidade de papéis e funções profissionais. O painel visa contribuir para a afirmação da especificidade da intervenção e da(s) identidade(s) profissionais dos diplomados em CE e situá-las face às transformações e configurações que o campo educativo assume.

4. Percursos e processos de formação
Os desafios inerentes a uma educação superior universitária e à afirmação da sua pertinência social têm conduzido a formação inicial em CE a assumir uma diversidade de opções curriculares e pedagógicas que se refletem diretamente nos percursos de formação dos estudantes. Este painel visa promover a reflexão e análise sobre os processos de formação vivenciados em diferentes instituições, procurando contribuir, a partir da perspetiva dos/as estudantes, para a identificação de experiências significativas e de desafios que se colocam à formação em CE.

Comissão Organizadora
António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Coimbra
António Magalhães, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
António Teixeira, Departamento de Educação e Ensino a Distância - U. Aberta
Bravo Nico, Departamento de Pedagogia e Educação - U. Évora
Fernando Gonçalves, Departamento de Psicologia e Ciências da Educação - U. Algarve
João Caramelo, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto
Maria Alexandra Gomes, Instituto de Educação - U. Minho
Natália Alves, Instituto de Educação - U. Lisboa
Nuno Fraga, Departamento de Ciências da Educação - U. Madeira
Teresa Medina, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - U. Porto

Programa
15 de novembro
10h00 Sessão de abertura
11h00 Conferência de abertura
14h00 Painel Saberes em Ciências da Educação
16h00 Coffee break
16h30 Painel Percursos e Processos de Formação


16 de novembro
10h00 Painel Contextos de Intervenção
14h30 Painel Profissionalidades
16h30 Coffee break
17h30 Conferência de encerramento

Inscrição

A entrada é gratuita, mas exige inscrição aqui (até 12 de outubro).
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