Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Conferência Nacional RISE - Roma Inclusive School Experiences Voltar

terça-feira, 19/11/2019    Auditório Multimédia do Instituto de Educação - Universidade do Minho
Esta Conferência Nacional pretende dar conta dos resultados alcançados com o projeto RISE, na linha do desenvolvimento de algumas políticas educativas recentes, e da implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas. Entrada gratuita sujeita a inscrição até 18 de novembro 2019.
A instituição escolar, enquanto instituição aberta aos diferentes atores sociais que constituem as sociedades, é uma construção sociohistórica recente, tendo-se assistido a uma incorporação diferenciada e faseada no tempo das chamadas classes populares, das mulheres e das minorias na escola pública, com resultados também diferenciados no que diz respeito à frequência efetiva e aos níveis de aproveitamento escolar, com as crianças e jovens ciganos tradicionalmente a situar-se na base da hierarquia do sucesso.
Apesar do desenvolvimento de algumas políticas educativas recentes tendentes a contrariar este fenómeno (nomeadamente a implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, que tem como um dos eixos estruturais a frequência escolar e o sucesso educativo) e da maior sensibilização e envolvimento dos diferentes atores educativos, comunitários e societais, aquela realidade, tendo sofrido alterações positivas, permanece ainda num grau que não é compatível com os Direitos Humanos fundamentais, nomeadamente o direito a uma educação escolar de qualidade e prolongada no tempo em termos da superação dos diferentes níveis educativos.

O Projeto Internacional Rise Roma Inclusive School Experiences, desenvolvido através do método de investigação-ação – um método inserido no paradigma sociocrítico que tem como pressuposto basilar transformar realidades sociais opressivas dos seres humanos, procurando empoderar os sujeitos – tem por objetivo primordial a reflexão sobre contextos e processos potenciadores de subalternidades estruturais, desenvolvendo práticas interculturais e dispositivos pedagógicos que pretendem fazer a articulação entre os saberes experienciais das pessoas que habitam os alunos e o currículo mainstream, construindo práticas pedagógicas promotoras do “bilinguismo cultural” e, consequentemente, do sucesso escolar.


Esta Conferência Nacional pretende dar conta deste processo e dos resultados alcançados, devolvendo-os à sociedade alargada numa reflexão conjunta que pretende ser também inspiradora de outras realidades, transformando impossibilidades subjetivas em possibilidades objetivas.
A construção de uma sociedade mais humanizada, onde a construção de direitos humanos fundamentais seja uma realidade, é uma responsabilidade e um bem de todos e para todos. A participação ativa, consciente e crítica torna-se fundamental para potenciar esta mudança. E como as realidades resultam de construções sociais pelas quais todos somos responsáveis, cabe a cada um/a de nós transformá-las no sentido da diminuição da opressão, da subalternidade e das hierarquias sociais.

Esta Conferência Nacional pretende ser um contributo nesse sentido.

PROGRAMA
Projeto Internacional RISE – ROMA INCLUSIVE SCHOOL EXPERIENCES
CONFERÊNCIA NACIONAL
19 DE NOVEMBRO DE 2019
Auditório Multimédia do Instituto de Educação,
Universidade do Minho, Braga


9:00
– Receção dos participantes
9:30 – Sessão de abertura:
Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro;
Presidente do IE, Leandro Almeida;
Diretora do CIEd, Leonor Torres;
Diretor do Agrupamento de Escolas de Prado, José António Peixoto;
Coordenadora do projeto RISE, Maria José Casa-Nova;
Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira

10:30
– Conferência de abertura, “Hacia la escolarización inclusiva del alumnado gitano: ¿Atención a la diversidad o política de choque?”,
Mariano Enguita, Universidade Complutense de Madrid
Moderadora: Leonor Torres, IE- UMinho

11:30
– Painel I – O projeto RISE: conceção, parcerias e monitorização – Maria José Casa-Nova e Maria Alfredo Moreira, IE – UMinho; Susana Fernandes e Natália Costa, Agrupamento de Escolas de Prado
Moderadora: Daniela Silva, IE- UMinho

12:30
– Debate

13:00
– Almoço

14:30 – Painel II – Experiências de formação e trabalho colaborativo – Daniela Silva, IE – UMinho; Paula Martins, Graça Fernandes e Rosalina Maia, Agrupamento de Escolas de Prado
Moderadora: Júlia Rodrigues, Projeto RISE

15:30 – Debate

16:00 – Coffee Break

16:30 – Painel III – A construção de dispositivos pedagógicos – Olívia Rodrigues, António Vasconcelos e Anabela Pereira, Agrupamento de Escolas de Prado
Moderadora: Laura Ribeiro, Projeto RISE

17:30 – Discussão de resultados do projeto – Rosa Madeira, Universidade de Aveiro
Moderadora: Maria Alfredo Moreira, IE – UMinho

18:00 – Sessão de encerramento: Equipa do projeto RISE

A conferência nacional RISE é de entrada gratuita, sujeita a inscrição para o email conf2019rise@gmail.com até às 13h do dia 18.

Esta conferência reúne as condições legais para o reconhecimento e certificação como Ação de Curta Duração.

Quem desejar obter certificado para estes fins, deve indicar, aquando da inscrição, o seu nome completo e o nº de BI/CC.
Email: conf2019rise@gmail.com
​​​​​​​​   Cartaz
​​​​​​​​   Programa
Logo