Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Aula Aberta "E afinal a História revela-se importante!” e Lançamento do Livro "Consciência histórica e narrativa na aula de História: conceções de professores" Voltar

quarta-feira, 15/01/2020    Anfiteatro do Instituto de Educação | Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
Logo livro
Decorre no anfiteatro do IE UMinho no próximo dia 15 de janeiro a partir das 14h30, uma Aula Aberta, dinamizada pelo Professor Doutor Luís Alberto Marques Alves da Faculdade de Letras da Universidade do Porto com título “…E afinal a História revela-se importante!”.
Às 17h00, acontece o lançamento do livro de Marília Gago intitulado “Consciência histórica e narrativa na aula de História: conceções de professores”.
AULA ABERTA
Nota biográfica:
Luis Alberto Marques Alves, professor do Departamento de História e Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras do Porto.
-Docente de História Contemporânea de Portugal, História da Educação e Didática da História.
-Investigador do CITCEM- Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. Coordenador do grupo – Educação e Desafios Societais
-Membro fundador da Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP)

Título da Aula (sugestão)
…E afinal a História revela-se importante!

Resumo
O Sol do conhecimento histórico pode iluminar o nosso espaço social.
Sem Histocentrismo desajustado e desnecessário, é possível reiterar a função social que Ela pode desempenhar na nossa visão do tempo presente e na consistência de uma intervenção clara e clarificadora.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO
"Consciência histórica e narrativa na aula de História: conceções de professores”.

Autora: Marília Gago
A apresentação do livro será feita pela Prof. Doutora Isabel Barca (Prof. Aposentada do IE-UMinho e Investigadora do CITCEM-FLUP), Prof. Doutor Luís Alberto Marques Alves (FLUP – CITCEM) e pelo Prof. Doutor Francisco Mendes (ICS-UMinho), pelas 17h.
Luís  Alberto Marques Alves
Capa Livro - Marília Gago
Livro Capa
Logo livro