Provas de Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Voltar

quinta-feira, 29/09/2022    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 29 de setembro 2022 (quinta-feira), às 14h00, as provas de Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas por José Pedro Maia Reis.
Título do Relatório de Estágio: "As revoluções liberais na história local e nacional: visões multiperspetivadas".
Presidente: Doutor José António Martin Moreno Afonso, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Doutora Maria de Fátima Cunha Moura Ferreira, Professora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Doutora Maria Glória Parra Santos Solé, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientadora)

Doutora Marília José do Gago Alves Quintal, Professora Convidada Equiparada a Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Resumo do Relatório de Estágio:
O presente relatório de estágio, descreve a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada (PIPS), realizado no Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, desenvolvido no Instituto da Educação da Universidade do Minho.
No sentido de desenvolvimento da vertente pedagógica e de investigação, procedeu-se a uma abordagem em torno da Revolução Liberal, dando especial atenção à multiplicidade de perspetivas e visões sobre esta problemática que não é consensual na historiografia portuguesa devido a ser um tema fraturante e provocar profundas mudanças na sociedade portuguesa em múltiplas áreas. A implementação foi desenvolvida numa turma do 11º ano de escolaridade do distrito de Bragança. O principal objetivo da investigação prende-se com a reflexão sobre a forma como os alunos compreendem a multiperspetividade em história, a partir de fontes diversas sobre a temática do liberalismo, no âmbito da história local e nacional. Procurou-se analisar, como a história local, pode contribuir para promover nos alunos uma melhor compreensão dos processos históricos nacionais, como o liberalismo, e fomentar uma compreensão sobre multiperspetividade em história. Os dados foram recolhidos a partir de tarefas individuais, tais como questionários de ideias prévias/finais, fichas de trabalho e por último a ficha de metacognição. Estes dados foram analisados de acordo com as técnicas da metodologia da Grounded Theory. Constatou-se que os alunos valorizam as evidências que retiram das fontes, reconhecem que podem existir perspetivas e explicações sobre a mesma realidade histórica. Alguns alunos já expressam ideias mais elaboradas ao nível da multiperspetiva, procurando relacionar a explicação multiperspetivada com a evidência histórica das fontes, estabelecendo várias conexões entre factos a nível local e nacional. Reconhecem a provisoriedade da narrativa multipespetivada, atendendo à autoria, à época e ao contexto em que foi produzida.

Palavras-Chave
: Revolução Liberal; Liberalismo; Multiperspetiva; Explicação multiperspetivada; História Local.

Mestrados em Ensino
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt