Composição do Júri:
Presidente:
Doutora Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais:
Doutora Ana Maria da Silva Pereira Henriques Serrano, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Ana Paula da Silva Pereira, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho (orientadora);
Doutora Ana Paula Loução Martins, Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Marta Joana de Sousa Pinto, Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto;
Doutor Carlo Schmidt, Professor Associado do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.
Resumo: A Filosofia da Inclusão impulsiona o contexto educacional para a construção de sistemas educacionais inclusivos, partindo dessa consideração, a presente pesquisa definiu como finalidade, compreender as perspectivas de pais e de profissionais da Educação Geral e da Educação Especial acerca da Inclusão Escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil na cidade de Manaus, foi pautada na abordagem metodológica qualitativa, onde optamos pelo Estudo de Caso envolvendo 6 Centros Municipais de Educação Infantil e para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada com o tratamento reorientado pela análise de conteúdo. Participaram 15 sujeitos, divididos em 3 grupos, de pais, de profissionais da Educação Geral e da Educação Especial. Os resultados demonstram que pais, profissionais da Educação Geral e profissionais da Educação Especial, apresentam perspectivas variadas que marcam um processo de inclusão com a entrada da criança por vezes preconceituosa, excludente e segue com um processo posterior de aceitação, buscando-se desenvolver a aprendizagem. No entanto, há indícios visíveis de dificuldades e desafios que precisam ser superados, ainda não há uma inclusão na Educação Infantil na cidade de Manaus com todas as garantias consolidadas, com resultados efetivos para todas as crianças, visto que, há pontos positivos como aceitação, aprendizado e habilidades, mas existem obstáculos que precisam de atenção dos poderes públicos, como a formação de professores, recursos humanos e materiais. A inclusão precisa ser entendida como um fazer de todos, um trabalho colaborativo. Que esta pesquisa possa contribuir e suscitar novas pesquisas acerca da Inclusão na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil; Inclusão; Transtorno do Espectro Autista.