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Provas de Mestrado em Estudos da Criança, área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Familias Voltar

quinta-feira, 21/12/2023    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 21 de dezembro de 2023 (quinta-feira), pelas 15h00, as Provas de Mestrado em Estudos da Criança, área de Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Familias, requeridas pela Licenciada Helena Catarina Pacheco Leal.
Título da dissertação de mestrado: "Criatividade e Resiliência em Crianças lnstitucionalizadas: Um Estudo Exploratório”.
Composição do Júri:
Presidente: Doutora Natália Fernandes, Professora Associada com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Vogais: Doutora Maria Fátima Morais Silva – Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho

Doutora Lúcia C. Miranda - Investigadora do Centro de investigación en Psicopedagogi Y Investigaciones Pedagogicas (CIPsp).


Resumo: A atualidade é pautada pela incerteza e por desafios impostos pelo avanço tecnológico, por problemas socio económicos, ambientais, entre outros. Neste contexto de imprevisibilidade, são necessários cidadãos criativos, capazes de resolverem tais desafios de modo inovador. Também são necessários cidadãos resilientes, capazes de superar de modo positivo os desafios/obstáculos do mundo atual. A promoção destas competências deve ter espaço nos vários ambientes inerentes ao indivíduo, nomeadamente na família e na escola. Todavia, alguns adolescentes são privados do ambiente familiar por situações de vulnerabilidade, não existindo respostas adequadas por parte da família às suas necessidades e interesses. A institucionalização em casas de acolhimento residencial é uma das respostas para tais situações. Neste sentido, esta investigação tem como objetivo caracterizar adolescentes institucionalizados face a criatividade, resiliência e perceções de clima criativo em sala de aula, tendo em conta o género e a escolaridade. Também os monitores dos participantes assinalaram eventos estressores por estes vivenciados. Participaram 35 adolescentes institucionalizados em quatro casas de acolhimento residencial no norte do país, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre 13 e 16 anos e frequentando os três ciclos do Ensino Básico. As competências criativas foram avaliadas através da análise, por peritos, de um desenho, e pela listagem de hipóteses de resolução de problemas face a duas fábulas. Foi ainda aplicada a Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula (Morais et al., 2019). Face à resiliência, foi aplicada a Escala de Avaliação da Resiliência em Crianças e Adolescentes, adaptada por Ferreira (2014). Aos monitores aplicou-se o Inventário de Eventos Estressores na Infância e Adolescência (Paletto, 2007). Foram obtidos baixos níveis de criatividade, assim como elevadas perceções de clima criativo em sala de aula e pontuações em resiliência, surgindo estes últimos dados como discutíveis dada a literatura e a conjugação de todos os resultados. Os participantes apresentaram vivência de estressores potencialmente prejudiciais a um desenvolvimento psicológico e social saudáveis.

Palavra-chave
: adolescentes; criatividade; institucionalização; resiliência.
Mestrado em Estudos da Criança
Instituto de Educação
Universidade do Minho
Tel. +351 253 60 12 80
e-mail: sec-mec-ac@ie.uminho.pt
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