Conceito, visão e valores
O Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento (CRCD) foi
oficialmente criado em abril de 2014. A sua criação nasce da necessidade
de maximizar a experiência e conhecimento acumulados pelo IE e outras
Escolas e Institutos da UMinho em matéria de cooperação internacional e
visa contribuir para o reforço de uma “cultura” de cooperação para o
desenvolvimento, enquanto estratégia de internacionalização do IE e da
UMinho. Além disso, irá desenvolver e reforçar iniciativas conducentes a
uma reflexão crítica sobre a compreensão do desenvolvimento, das
interdependências e das desigualdades no mundo.
Assumindo-se como uma estratégia para desenvolver processos de reflexão,
investigação, formação e de intervenção, o CRCD irá promover processos e
práticas com vista à institucionalização na UMinho das áreas
estratégicas relativas à Educação para o Desenvolvimento no âmbito da
Cidadania Global, à Cooperação para o Desenvolvimento e à Cooperação em
contextos de emergência e fragilidade (em particular no campo da
educação e outras áreas relevantes), envolvendo o IE, outras escolas da
UMinho e a comunidade, incluindo as Organizações Não Governamentais para
o Desenvolvimento (ONGD) e o setor privado. Estas áreas estão em
consonância com as agendas da cooperação nacional e internacional e
deverão ser orientadas por princípios que incluem, entre outros: a
liderança e apropriação dos países parceiros no seu processo de
desenvolvimento; a coordenação e complementaridade entre atores e
doadores, a gestão orientada para resultados, a responsabilidade mútua e
o reforço de mecanismos de acompanhamento e avaliação.
O CRCD fundamenta o seu trabalho nos valores da solidariedade, da
justiça social, da dignidade humana e as atividades no âmbito da
cooperação universitária para o desenvolvimento deverão ser levadas a
cabo, sempre que possível, por todos os membros da comunidade académica:
estudantes, funcionários, docentes e investigadores.
Áreas Estratégicas
A) Educação para o Desenvolvimento
B) Cooperação para o Desenvolvimento
C) Cooperação em contextos de emergência e fragilidade.
Domínios de intervenção:
1. Programas e Projetos
Ao nível deste domínio o CRCD pretende promover, participar e/ou
realizar o desenho e a gestão de programas e projetos enquadrados nas
suas áreas estratégicas, mobilizando atores da academia cujas áreas de
estudo ou trabalho sejam relevantes para os mesmos.
2. Apoio à investigação
As problemáticas do desenvolvimento e da cooperação poderão
constituir-se como uma das áreas a ser trabalhada em termos de
investigação, com especial relevância para os contextos lusófonos e de
acordo com uma agenda de investigação a ser definida com os parceiros.
3. Encontros científicos e outros eventos
Conferências, seminários, fóruns, simpósios, eventos culturais, serão
atividades a integrar neste domínio. O objetivo principal será promover
conhecimento e debate sobre as problemáticas do desenvolvimento e da
cooperação na Academia, bem como representar a mesma neste tipo de ação,
em atividades promovidas por agências do desenvolvimento e OSC.
4. Formação especializada
Este domínio consubstancia-se em ações de formação especializada,
nomeadamente nos temas educação para a cidadania global e cooperação
para o desenvolvimento, dirigida à comunidade académica e a outra
interessada.
5. Recursos
O CRCD pretende disponibilizar recursos materiais, digitais e humanos
para apoiar a comunidade académica no envolvimento com as temáticas
trabalhadas ao nível das suas áreas estratégicas, tanto para fins de
apoio à investigação, como para fins de intervenção.
6. Comunicação
Trata-se de um domínio estratégico que visa divulgar, dentro e fora da
academia, atividades e informações relevantes sobre desenvolvimento e
cooperação advindas de diferentes contextos institucionais onde esta
área seja trabalhada e reconhecida.
7. Parcerias e Redes
O CRCD está a encetar esforços para se associar a uma rede de parceiros
estratégicos, a nível multilateral (agências das Nações Unidas),
bilateral (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua) e parceiros da
sociedade civil (nomeadamente, ONGD tanto no Norte Global como no Sul
Global) e outros parceiros locais (por exemplo, a Câmara Municipal de
Braga).
8. Advocacia
Será fundamental criar mecanismos de advocacy em prol da cooperação para
o desenvolvimento de qualidade, numa tentativa de influenciar as
políticas de cooperação, nomeadamente na área da educação, chamando a
atenção para a relevância de agendas como a da Educação Para Todos,
cooperação de qualidade, educação e fragilidade.
Países
Estarão na linha das prioridades os países da CPLP e, entre estes,
pretende colocar-se maior enfoque nos países mais frágeis de forma a
cooperar em primeiro lugar com as zonas
geográficas/instituições/populações mais vulneráveis. Este tipo de
análise será realizada com base nas evidências que resultam da
investigação sobre as problemáticas do desenvolvimento e cooperação.
Serão ainda exploradas possibilidades de potenciar os modelos de cooperação sul-sul e mesmo de cooperação sul-sul-norte.
Não obstante, existe abertura e interesse em cooperar com outros países
do sul global fora do espectro de países de Língua Oficial Portuguesa.
Equipa atual do CRCD
Júlio Gonçalves dos Santos
Coordenador do CRCD.
Professor auxiliar convidado.
Especialista em cooperação para o desenvolvimento na área de educação.
Sandra Fernandes
Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia
Mestrada em Estudos Africanos: Educação e Desenvolvimento.
Andreia Soares
Facilitadora da Comunidade de Língua Portuguesa da INEE- Com
especialização em Estudos de Paz e Segurança - Relações Internacionais
(em regime de tempo parcial). A facilitadora estará vinculada à INEE,
colaborando nas atividades promovidas pelo Centro de Recursos,
particularmente na terceira área estratégica. Esta colaboração resulta
do acolhimento institucional da posição de Facilitadora da Comunidade de
Língua Portuguesa da INEE.
Redes
Rede Interinstitucional de Educação em situações de emergência (INEE).
www.ineesite.org
O CRCD representa o IE da UMinho no Grupo de Trabalho de Educação em Fragilidade da INEE.
Eventos
Internos- UMinho
Conferência Internacional da Rede Interinstitucional da Educação em
Situações de Emergência (INEE) – “A Educação na agenda do
desenvolvimento pós-2015”, maio de 2014
Encontro Técnico da INEE, maio de 2014
Externos
Grupo de Trabalho da INEE sobre Educação e Fragilidade, Doha, setembro de 2014
II Encontro bianual da INEE, setembro de 2014
Sinergias ED: Conhecer para melhor agir - I Encontro
Sinergias ED: Conhecer para melhor agir- II Encontro
Sinergias ED: Conhecer para melhor agir- III Encontro
Rede de Educação para a Cidadania Global “ O mundo na escola e a escola no mundo”
Fórum de Educação para o Desenvolvimento, outubro de 2014
Conferência Internacional “ Higher Education in Emergencies”, Université Libre de Bruxelles, dezembro de 2014
Outras atividades
Campanha Global pela Educação 2014
Participação na comemoração do dia dos Direitos da Criança, IE, novembro de 2014
Contactos
crcdesenvolvimento@ie.uminho.pt
Telefone: 253 60 12 85/ 253 60 22 83
Gabinetes: 2061 e 2062
Instituto de Educação da Universidade do Minho