fevereiro 2023

  • Jornadas do Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Tecnologia Educativa.

    Tiveram lugar, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2023, as jornadas do 1.0 semestre da edição de 2022/2023 do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Tecnologia Educativa, as quais reuniram no Instituto de Educação - Campus de Gualtar, alunos e professores do mestrado, bem como ex-alunos, atualmente já detentores do grau de mestre e outros professores e investigadores.

    Vindos de três continentes, – América, Europa e África – os nossos estudantes, a frequentarem o curso em modalidade de b-learning, reuniram-se no Campus de Gualtar para umas jornadas intensas de aprendizagem e descoberta!

    Nestas Jornadas, tiveram oportunidade de interagir com ex-estudantes do mestrado, os quais partilharam os seus trabalhos de investigação, as suas vivências e experiências durante o curso com os colegas da atual edição e prestaram o seu testemunho pessoal e em primeira pessoa, sobre o impacto que a realização do mestrado teve no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Foram também discutidos alguns projetos relevantes no panorama do ensino não superior português referentes ao Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, numa sessão dinamizada pelo Doutor Luís Valente e ao Programa eTwinning, numa sessão dinamizada pela sua coordenadora nacional, professora Teresa Lacerda.

    Do programa das Jornadas constaram também entusiásticas e intensas sessões de debate dos temas de interesse de investigação dos estudantes, com os mesmos a fazerem a sua apresentação e recolhendo os construtivos, desafiantes e instigadores contributos de colegas e professores.

    Em junho, voltaremos a encontrar-nos!!!





maio de 2022




Projeto Manual Digital II
 

Colaboradores Externos

Emma Bond

O Manual Digital II (MD II) é um projeto financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), com o contrato n.º 2010/013657, desenvolvido no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI&DT). Desenvolve-se no contexto de um consórcio entre a empresa Lusoinfo Multimédia e o Instituto de Educação da Universidade do Minho, representado pelo Prof. Doutor Leandro Almeida e pelos Doutores António José Osório e Altina Ramos. Tem como principais destinatários Educadores e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, crianças e pais. O projeto MD II visa produzir conteúdos pedagógicos digitais, assentes em processos inovadores de conceção, produção e aplicação.

OBJETIVOS
Este projeto tem como principais objetivos:
1. Conceber e produzir conteúdos pedagógicos digitais para o Ensino Básico.
2. Sugerir estratégias de utilização desses conteúdos tendo em vista a aprendizagem ativa e participativa por parte das crianças;
3. Criar e dinamizar uma plataforma online para acompanhamento do projeto que permita a gradual construção de uma comunidade de aprendizagem;
4. Formar professores para a utilização destes recursos em ambiente letivo;
5. Acompanhar a utilização do MD II em contexto formal de aprendizagem;
6. Avaliar os resultados do uso do MD II através de estudos com diferentes desenhos metodológicos;
7. Divulgar o projeto em Portugal e no estrangeiro através da participação em congressos e publicações diversas.

No sítio do projeto (www.manualdigital.pt) poderá encontrar informações sobre todos os produtos.

A equipa do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Leandro Almeida
António José Osório
Altina Ramos
Elisabete Barros
Marta Silvestre

Contactos
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Prof. António José Osório
Tel: 253 601 203
Email: ajosorio@ie.uminho.pt


Projeto SimSafety


O SimSafety é um projeto co-financiado pela União Europeia, liderado em Portugal pelo Professor António J. Osório do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Este projeto foca a questão da utilização segura da Internet e adota uma abordagem de colaboração entre adultos e crianças com o objetivo de criar um ambiente de situações-teste simuladas, onde os utilizadores (crianças/professores/pais) desenvolvem habilidades/competências para reconhecer e lidar com as armadilhas e perigos reais existentes na Internet. É um projeto direcionado para pais, professores e alunos.
O grupo de especialistas participantes no projeto são oriundos da Grécia, Chipre, Finlândia, Portugal, Roménia e Reino Unido.

O Projeto

É um facto que o uso da Internet se popularizou e democratizou pela sociedade em geral e, por isso, não estranhamos que crianças de 9-10 anos tenham um acesso regular ao ciberespaço: redes sociais, e-mail, chats, Jogos... Contudo, é por causa do tempo que passam a “surfar” na internet que várias pesquisas alertam para os perigos que esta atividade “aparentemente inofensiva” pode representar para as crianças. Cientes de que as crianças adotam comportamentos arriscados na web, este projeto europeu adota uma filosofia da utilização segura da Internet com base na aculturação de boas práticas de aprendizagem, utilização e circulação da Internet de modo a permitir que os atuais e futuros utilizadores tirem um melhor partido da Internet.

Objetivos

Este projeto tem como principais objetivos:
1. Estudar ​uma faixa etária pouco investigada (crianças de 9-11 anos);
2. Alertar pais, professores e crianças para as questões da (in)segurança na Internet;
3. Eliminar a distância digital entre as diferentes gerações (pais/filhos, professores/alunos);
4. Avaliar o nível de sensibilização para a segurança da Internet;
5. Promover a literacia da Internet através de uma cultura de utilização responsável e esclarecida. 

  • O portal
  • O jogo
  • Material de apoio/tutoriais

O SimSafety consiste num ambiente de situações-teste simuladas que põe os utilizadores em contacto com experiências de (in)segurança na Internet que devem ser reconhecidas e superadas.
No portal do projeto (http://www.simsafety.eu) poderá encontrar diverso material de apoio para a utilização do SimSafety em contexto de sala de aula (manuais de utilização, manuais de apoio, formulários de autorização, material de disseminação, actividades pedagógicas, etc.).

A Equipa Portuguesa

Universidade do Minho - Instituto de Educação:
António Osório
Ana Monteiro
Luís Valente
Maribel Miranda
Teresa Castro
Joana Osório
Margarida Sousa
Vanêssa Mendes (Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, Braga)
Manuela Sousa (Centro Escolar da Lixa)
Carla Cardoso (Agrupamento de Escolas Egas Moniz, Guimarães)
Ana Maria Trigo (Agrupamento de Escolas de Palmeira, Braga)

Para mais informações: http://www.simsafety.eu

_________________________________
contactos
Universidade do Minho
Instituto de Educação
Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa
Prof. António Osório
Tel.: 253601203, 254604222
Email: ajosorio@ie.uminho.pt