ANA MARIA SILVA PEREIRA HENRIQUES SERRANO
Professora Associadaserrano@ie.uminho.pt+351 253 6041 232 , +351 253 604 222
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (1982). Possui o mestrado em Intervenção Precoce pela Universidade de Cincinnati, EUA, (1992) como Bolseira Fullbright e fez o doutoramento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (2003). Professora Associada do Instituto de Educação. Criou o Curso de Mestrado de Educação Especial –Intervenção Precoce. Presidente da Associação Europeia de Intervenção Precoce (EURLYAID) desde 2012.Membro Direção da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) desde 2000. Membro do Núcleo de Supervisão da Subcomissão Norte do Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI).
Doutorada em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial. Tem um interesse particular na investigação e na formação nas áreas da educação inclusiva nacional e internacional, das dificuldades de aprendizagem específicas na leitura (dislexia), dos estudos longitudinais e da utilização da monitorização com base no currículo como forma de identificar alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas na leitura.
Doutora em Estudos da Criança, Especialidade de Educação Especial pela Universidade do Minho. Investigadora integrada interna do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Leciona desde 2000 em cursos de formação de professores de Educação Especial e outros profissionais. Tem coordenado e participado em projetos nacionais e internacionais na área das Necessidades Educativas Especiais, construção e validação de instrumentos de avaliação de linguagem, e estratégias baseadas na evidência para crianças com Perturbações da Comunicação, Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) e Deficiência Auditiva. É autora de capítulos em livros, artigos e instrumentos de rastreio e avaliação no âmbito da linguagem e comunicação aumentativa.
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Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, os seus temas de investigação, orientações de mestrado e doutoramento, publicações, atividades de extensão universitária circunscrevem-se ao desenvolvimento e educação nos contextos familiares e escolares, com foco na parentalidade positiva e educação parental, relações entre pares em contexto escolar, bullying e cyberbullying.
Investigadora efetiva do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Membro do Núcleo de Supervisão da Subcomissão Regional do Norte, do Sistema Nacional de Intervenção Precoce. Coordena o Projeto Luso Brasileiro sobre Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e é membro da Equipa do projeto nacional: Robótica e PEA, e do projeto internacional: Vocational Training for Physiotherapists about Family Centered and Play Based Approaches in Early Childhood Intervention. Os principais interesses científicos centram-se nas áreas da perturbação do espectro do autismo, intervenção precoce e necessidades educativas especiais. Supervisiona alunos de Mestrado e Doutoramento e é autora e coautora de diversos artigos científicos.
Doutorada em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Docente de diversos cursos de mestrado e doutoramento em Ensino e Educação em áreas como a motivação, aprendizagem, desenvolvimento humano e metodologias de investigação. Coordenadora, entre 2010 e 2017, do projeto de investigação "Rir é o melhor remédio?", resultante de um protocolo de colaboração entre a Universidade do Minho e a associação de palhaços profissionais Operação Nariz Vermelho. Membro, desde 2010, da rede de investigação internacional Healthcare-clown Research International Network (H-CRIN +). Mais recentemente tem vindo a dedicar-se à investigação e intervenção na área da oncologia pediátrica.
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Leciona UC de graduação e de pós-graduação relacionadas com a Psicologia da Educação e a Psicologia do Desenvolvimento. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Frequentemente realiza formação para docentes e outros educadores no que respeita à resolução de problemas, criatividade e inovação. É membro da Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação em Altas Capacidades Intelectuais (REINEVA) e da Associação Nacional para o Estudo Intervenção na Sobredotação (ANEIS). Faz parte do Conselho Científico-Pedagógico do Torrance Center Portugal, tendo desenvolvido e monitorizado pesquisa e formação nesse contexto. O seu domínio de investigação é o da criatividade em contexto educativo, pesquisando o conceito, suas representações, avaliação e promoção. Sobre esta temática, é autora e coautora de escalas de avaliação, de publicações a nível nacional e internacional e tem orientado trabalhos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.
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