Docentes do D​epartamento de Psicologia da Educ​ação e Educação Especial ​

AnaSerrano2

ANA MARIA SILVA PERE​​IRA HE​​NRIQUES SERRANO

Professora Associada
serrano@ie.uminho.pt
+351 253 6041 232 , +351 253 604 222

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e ​​Ciências da Educação da Uni​versidade de Coimbra (1982). Possui o ​mestrado em Intervenção Precoce pela Universidade de Cincinnati, EUA, (1992) como Bolseira Fullbright e fez o doutoram​ento em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (2003). Professora Associada do Instituto de Educação. Criou o Curso de Mestrado de Educação Especial –Intervenção Precoce. Presidente da Associação Europeia de Intervenção Precoce (EURLYAID) desde 2012.Membro Direção da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) desde 2000. Membro do Núcleo de Supervisão da Subcomissão Norte do Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI). 
​​​​


AnaPaulaMartins2

ANA PAULA LOUÇÃO MARTINS

Professora Auxiliar
apmartins@ie.uminho.pt
+351 253 601 233 , +351 253 604 222
https://www.cied.uminho.pt/user/300

Doutorada em Estudos da Criança, especialidade de Educação Especial. Tem um interesse particular na investigação e na formação nas áreas da educação inclusiva nacional e internacional, das dificuldades de aprendizagem específicas na leitura (dislexia), dos estudos longitudinais e da ut​ilização da monitorização com base no currículo como forma de identificar alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas na leitura​. ​







AnabelaSantos2

ANABELA CRUZ SANTOS

Professora Auxiliar
acs​@ie.uminho.pt
+351  253 601 235 ,​ +351 253 604 222
https://www.cied.uminho.pt/user/303​

Doutorada em Estudos da Criança, especialização em Educação Especial pela Universidade do Minho. Investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Leciona UC relacionadas com as Necessidades Educativas Especiais, Problemas de Comunicação, e Avaliação desde as idades precoces até ​à idade escolar.  Leci​ona desde 2000 em cursos de formação de professores de Educação Especial e outros profissionais. Tem coordenado e participado em projetos nacionais e internacionais na área das Perturbações da Linguagem. Principais interesses de investigação: aquisição e desenvolvimento de competências de comunicação em crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais, construção e validação de instrumentos de avaliação de linguagem, e estratégias baseadas na investigação para crianças com Perturbações da Comunicação, Deficiência Auditiva e Deficiência Visual. ​



JuditeCruz2

JUDITE MARIA ZAMITH CRUZ

 Professora Auxiliar
juditezc@ie.uminho.pt
+351  253 601 224 ,​ +351 253 604 222
https://www.cied.uminho.pt/us​er/323​

Licenciada em Psicologia Clínica, trabalhou em educação e saúde, antes de concluir formação de mestrad​o em Psicologia da Educação e Doutoramento em Psicologia, na Universidade do Minho, no Instituto de Educação. Completou os seus estudos em Filosofia, com mestrado na especialidade de Ciências Cognitivas, área em que investiga filosofia da mente e epistemologia. Investigadora integrada do C​entro de Investigação em Educação (CIEd), desde 1993, leciona Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança, Processos Cognitivos e Aprendizagem, Psicologia do Adulto e do Idoso, Motivação e Aprendizagem, em cursos de formação de professores e de enfermeiros. Tem participado em projetos nacionais e internacionais para áreas transversais à educação, artes, história e filosofia. Interessa-se por investigação qualitativa, em grounded theory, histórias de vida e análise de discurso.


FatimaMorais2

MARIA FÁTIMA MORAIS SILVA

 Professora Auxiliar
famorais@ie.uminho.pt
+351  253 604 603 ,​ +351 253 604 222
https://www.cied.uminho.pt/u​ser/337​

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Leciona UC de graduação e de pós-graduação relacionadas com a Psicologia da​ Educação e a Psicologia do Desenvolvimento. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Frequentemente realiza formação para docentes e outros educadores no que respeita à resolução de problemas, criatividade e inovação. É membro da Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação em Altas Capacidades Intelectu​ais (REINEVA) e da Associação Nacional para o Estudo Intervenção na Sobredotação (ANEI​S). Faz parte do Conselho Científico-Pedagógico do Torrance Center Portugal, tendo desenvolvido e monitorizado pesquisa e formação nesse contexto. O seu domínio de investigação é o da criatividade em contexto educativo, pesquisando o conceito, suas representações, avaliação e promoção. Sobre esta temática, é autora e coautora de escalas de avaliação, de publicações a nível nacional e internacional e tem orientado trabalhos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.



AnaTomas2

ANA MARIA TOMÁS DE ALMEIDA

Professora Associada
aalmeida@ie.uminho.pt
+351 253 601 241 , +351 253 604 222
http://www.ciec-uminho.org/​

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, Doutoramento e​m Estudos da Criança pela Universidade do Min​ho, os seus temas de investigação, orientações de mestrado e doutoramento, publicações, atividades de extens​ão universitária circunscrevem-se ao desenvolvimento e educação nos contextos familiares e escolares, com foco na parentalidade positiva e educação parental, relações entre pares em contexto escolar, bullying e cyberbullying.
​​​​



AnaPaulaPereira2

ANA PAULA DA SILVA PEREIRA

Professora Auxiliar
appereira@ie.uminho.pt
+351  253 601 253 ,​ +351 253 604 222
https://www.cied.uminho.pt/user/299​

Investigadora efetiva do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Membro do Núcleo de Supervisão da Subcomissão Regional do Norte, do Sistema Nacional de Intervenção Precoce. Coordena o Projeto Luso Brasileiro sobre Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e é membro da Equipa do projeto nacio​nal: Robótica e PEA, e do projeto internacional: Vocational Training  for Physiotherapists about Family Centered and Play Based Approaches in Early Childhood Intervention. Os principais interesses científicos centram-se nas áreas da perturbação do espectro do autismo, intervenção precoce e necessidades edu​cativas especiais. Supervisiona alunos de Mestrado e Doutoramento e é autora e coautora de diversos artigos científicos.​



FernandaLeopoldina2

FERNANDA LEOPOLDINA PARENTE VIANA

Professora Associada
 fviana@ie.uminho.pt
+351  253 601 240 ,​ +351 253 604 222
http://w​ww.ciec-uminho.org/​

Doutorad​a em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Investigadora integrada do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Leciona UC da área da Psicologia nos três ciclos de ensino (licenciatura, mestrado e doutoramento). Tem coordenado e participado em projetos nacionais e internacionais na área do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem da leitura. Principais interesses de investigação: aquisição e desenvolvimento da linguagem, psicologia cognitiva da leitura, desenvolvimento de instrumentos de avaliação e de intervenção nas áreas da linguagem e da leitura, promoção da leitura.  



LeandroAlmeida2

LEANDRO SILVA ALMEIDA

 Professor Catedrático
leandro@ie.umi​nho.pt
+351  253 604 255 ,​ +351 253 604 222
https://www.cied.uminho.pt/user/325​

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Porto. Leciona UCs relacionadas com a cognição, a aprendizagem e a metodologia de investigação. Os ​seus interesses de investigação reportam-se ao impacto das variáveis psicológicas na aprendizagem e rendimento escolar, à construção e validação de instrumentos de avaliação psicoeducacional, à adaptação, desenvolvimento e sucesso académicos dos estudantes no ensino superior. Autor de vários livros e artigos, publicados no país e no estrangeiro, sendo também autor ou coautor de provas psicológicas validadas em alguns países. Exerce responsabilidades diretivas em vários organismos associativos e científicos, integrando conselhos editoriais de revistas. No presente, preside ao Conselho de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses.



SusanaCaires2

SUSANA MARGARIDA GONÇALVES CAIRES FERNANDES

 Professora Auxiliar
caires@​ie.uminho.pt
+351  253 604 602 ,​ +351 253 604 222
https://www.cied.uminho.pt/user/345​

Doutorada em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Docente de diversos cursos de mestrado e doutoramento em Ensino e Educação em áreas como a motivação, aprendizagem, desenvolvimento humano e metodologias de investigação.  Coordenadora, entre 2010 e 2017, do projeto de investigação "Rir é o melhor remédio?", resultante de um protocolo de colaboração entre a Universidade do Minho e a associação de palhaços profissionais Operação Nariz Vermelho. Membro, desde 2010, da rede de investigação internacional Healthcare-clown Research International  Network (H-CRIN +). Mais recentemente tem vindo a dedicar-se à investigação e intervenção na área da oncologia pediátrica.