>>> Panfleto do Doutoramento em Ciências da Educação 2024 - 2025
Todas as candidaturas a Doutoramento serão realizadas on-line através do >>>> Portal Académico
O Ciclo de Estudos conducente ao grau de Doutor em Ciências da Educação tem a duração de 3 anos (em regime de tempo inteiro), o que corresponde a 180 ECTS. Este Ciclo de Estudos visa, essencialmente, o desenvolvimento de: capacidades de compreensão sistemática num domínio científico de estudo; competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico; capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas. Este ciclo de estudos integra a elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento e da especialidade de doutoramento. Embora não haja uma componente curricular obrigatória, os doutorandos podem ser aconselhados a realizar algumas unidades curriculares, selecionadas em função da formação do candidato e do trabalho de investigação a desenvolver.
CANDIDATURAS
Doutoramento em Ciências da Educação - Modalidade Curso (com componente curricular)
não abre vagas em 2024-2025
Prazo de candidatura
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| Divulgação dos resultados (Portal Académico)
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| Prazos de Matrícula
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| Inscrição (plano de estudos e UC opcionais
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SECRETARIADOPatrícia Capêlo Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
| Doutoramento em Ciências da Educação - Modalidade Tutorial (sem componente curricular) (Candidatura em: março, junho, setembro e dezembro) ponto 3, do art.º 181º do Regulamento Académico
Áreas de especialização:- Desenvolvimento Curricular- Educação em Ciências
- Educação em História e Ciências Sociais
- Educação em Línguas Estrangeiras
- Educação Matemática
- Filosofia e História da Educação
- Literacias e Ensino do Português
- Organização e Administração Escolar
- Psicologia da Educação
- Sociologia da Educação e Política Educativa
- Supervisão Pedagógica
- Tecnologia Educativa
Prazo de candidatura >> EDITAL
| 09 de outubro a 30 novembro de 2024
| Divulgação dos resultados (Portal Académico)
| 13 de dezembro 2024
| Prazos de Matrícula
| 20 a 30 dezembro 2024
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Nota: Antes da submissão da candidatura, o(a) candidato(a) tem de obter a declaração de aceitação do orientador proposto. O plano de trabalhos submetido tem de ter a aprovação do(s) orientador(es). Para atestar que a documentação está de acordo com o solicitado aconselha-se o(a) candidato(a) contactar previamente o secretariado do 3º ciclo (sec-dout-ce@ie.uminho.pt). SECRETARIADO
Patrícia Capêlo Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Nota informativa:
O processo de candidatura ao Doutoramento em Ciências da Educação (sem componente curricular) decorre de acordo com os seguintes procedimentos: 1. A manifestação de interesse no doutoramento em ciências em educação, doutoramento sem curso, é realizada através do preenchimento de um formulário a enviar à Secretaria do Curso. 2. Recebida a manifestação de interesse, o Diretor da CC-DCE envia a documentação para o Coordenador da Especialidade referida, bem como para o Diretor do Departamento em que está inserida a especialidade. 3. O Coordenador faz a análise da manifestação de interesse, no sentido de verificar se o(a) candidato(a) preenche os critérios de acesso. 4. Se a decisão decorrente do ponto 3 for negativa, o Diretor do Curso exara um despacho de não aceitação, sendo a decisão comunicada ao(à) candidato(a). 5. Se a decisão decorrente do ponto 3 for positiva, o Coordenador, em articulação com o Diretor de Departamento, procede à proposta de um orientador que acompanhará a redação do projeto de investigação a submeter de acordo com o ponto 7, sendo o(a) candidato(a) notificado(a), via email, pela Secretaria do Curso. 6. As candidaturas são mantidas abertas em permanência. 7.Uma vez elaborado o projeto de investigação sob a supervisão do orientador proposto, o(a) candidato(a) apresenta a sua candidatura no Portal Académico, submetendo os seguintes documentos: Projeto de Investigação; Termo de aceitação do(s) orientador(es) proposto(s); Curriculum Vitae; Certificados de habilitações; 8. Submetidos os documentos referidos no ponto 7, as candidaturas são analisadas e seriadas por um painel de seleção, de acordo com as vagas definidas, constituído pelo Coordenador (que preside), por três a cinco vogais efetivos e por um a dois vogais suplentes, designados pelo respetivo Departamento, aprovados pelo Conselho Científico. Da reunião de seleção e seriação será lavrada uma ata. 9. A ata, a lista de seriação e os processos dos(as) candidatos(as) são enviados ao Presidente do CC, para apreciação e aprovação pelo CC do IE. 10. De acordo com o Regulamento Académico da UMinho, a decisão da aceitação pelo CC das candidaturas tem lugar em março, junho, setembro e dezembro de cada ano, devendo os resultados ser divulgados até ao dia 15 do respetivo mês. |
Podem candidatar-se ao Doutoramento em Ciências da Educação: educadores de infância, professores do ensino básico, secundário e superior, formadores, consultores, gestores e avaliadores de projetos educativos, e outros profissionais que trabalhem no âmbito de organizações educativas ou com valências educativas, que sejam titulares do grau de mestre em Educação/Ciências da Educação ou áreas afins, ou detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste Ciclo de Estudos pelo Conselho Científico do IE. Os interessados devem consultar, no site do IE, as habilitações específicas de acesso a cada uma das especialidades.
Seleção dos Candidatos
Modalidade de curso
O processo de seleção e seriação de candidatos ao Ciclo de Estudos inclui a análise do curriculum vitae dos candidatos e de um pré-projeto de investigação. A análise curricular incide, entre outros: nas habilitações académicas (em termos de adequação à especialidade e de classificação obtida); nas publicações e comunicações apresentadas em encontros científicos; na participação em projetos de investigação; e na experiência profissional.
Estudantes Internacionais
De acordo com o Despacho RT- 35/2021 (Fixação do valor das propinas para 2021/2022), o pagamento anual (propina) é de 2.750 euros (para estudantes do contingente nacional), 2.900 euros ( para estudantes do contingente internacional, integrando países da CPLP) ou 3.500 euros (para estudantes do contingente internacional de outros países não CPLP).
Estudante Nacional
| Estudante (Países da CPLP)
| Estudante (outros países)
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2.750,00 €
| 3.450,00 €
| 5.500,00€ |
Doutoramento em Ciências da Educação
2024/2025
Duração:
6 semestres letivos
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
O curso promove um perfil de formação centrado na capacidade de reflexão epistemológica e metodológica em torno dos fenómenos educativos, e também na capacidade de investigar e de intervir nos contextos educativos, envolvendo o conhecimento avançado de paradigmas, teorias e respetivos aparelhos concetuais numa determinada especialidade de doutoramento, assim como a conceção e o desenvolvimento de projetos de investigação em educação nessa especialidade, produzindo novo conhecimento no respeito pelos padrões éticos e respondendo criticamente aos desafios socioeducativos.
Resultados de aprendizagem
1. Conhecer quadros conceptuais e metodológicos no âmbito das Ciências da Educação em função de um objeto de investigação;
2. Conceber um projeto de investigação inovador adequado à natureza das Ciências da Educação no contexto da formação de profissionais altamente qualificados;
3. Contribuir critica e fundamentadamente para a análise e a discussão de questões relativas às Ciências da Educação em contextos de ação profissional;
4. Desenvolver competências investigativas, éticas e formativas no sentido de disseminar resultados de investigação na comunidade académica e na sociedade;
5. Desenvolver competências de intervenção no âmbito de ações profissionais especializadas, pela transposição e recontextualização do conhecimento produzido através da investigação.
Acesso a estudos superiores
A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.
Saídas profissionais
Funções de investigação; atividades diferenciadas de conceção e desenvolvimento de projetos de investigação em educação; direção de projetos e atividades de educação, formação e intervenção socioeducativa que mobilizem saberes científicos e resultados de investigação; assessoria científica a instituições, programas e projetos.
Pré-requisitos recomendados
Os pré-requisitos recomendados prendem-se com a autonomia dos estudantes e, preferencialmente com o domínio ao nível da leitura, escrita e conversação em uma ou mais línguas que não apenas o português. Considera-se também relevante a detenção de grau de mestre e/ou prática de investigação ou profissional de elevado mérito.
Critérios de classificação e seriação
O processo de seleção inclui a análise do curriculum vitae do candidato e a elaboração de um projeto de investigação. Os critérios de seleção têm em consideração:
- qualificações académicas (relevância da área científica de proveniência e classificação final de licenciatura e de mestrado, as publicações e as comunicações em encontros científicos, bem como a participação em projetos de investigação e experiência profissional.
Os projetos de investigação são aprovados pelo Conselho Científico do Instituto de Educação.
Nos cursos que incluem opções, anualmente, são indicadas as unidades curriculares opcionais a disponibilizar, bem como as respetivas condições de inscrição e número de vagas.
Regime
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Unidade Curricular
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Área Cient.
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ECTS |
TA
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Tese
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DC
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180
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Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
10-01-2022
Relatório submetido para A3ES:
Número de Registo:
R/A-Ef 2387/2011/AL02
Data de Registo:
20-05-2022
Apresentação das Especialidades
Desenvolvimento Curricular
Perante uma sociedade que consigna cada vez mais relevância à investigação e ao conhecimento, os Estudos Curriculares têm vindo a afirmar-se como um campo de estudos internacionalmente reconhecidos, sobretudo pela diversidade de teorias, modelos e práticas que convocam em contextos formais, não formais e informais de educação e formação ao longo da vida. Assim, o doutoramento na especialidade de Desenvolvimento Curricular tem como objeto de investigação a conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos curriculares integrados, concretizados na gestão de processos de educação e formação promotores de aprendizagens e enquadrados pela análise das teorias curriculares, das políticas, dos processos e das práticas curriculares em diversos contextos educativos. Temas exemplificativos de áreas de desenvolvimento de projetos nesta especialidade do Doutoramento em Ciências da Educação Políticas e práticas curriculares em vários níveis e contextos de decisão. Reformas educativas e curriculares na mudança das práticas dos professores e das organizações. Tensões e dilemas nas teorias e práticas de avaliação das aprendizagens, do desempenho docente e das organizações escolares. Identidade(s) e profissionalidade docente. Referenciais e práticas de desenvolvimento profissional de formadores e educadores em contextos curriculares. Aprendizagens formais, não formais e informais em articulação com as políticas, os processos e as práticas curriculares. Novos espaços de aprendizagem na lógica da educação urbana.
Educação em Ciências
Esta especialidade de doutoramento visa a realização de investigação conducente à produção de conhecimento no âmbito da Educação em Ciências, destinando-se aos interessados em especializar-se no ensino e na aprendizagem das ciências, desde os primeiros anos de escolaridade até ao ensino superior, em contextos formais e informais.
Na definição do percurso formativo dos doutorandos, ter-se-á em consideração os seus interesses, particularmente no que concerne à definição da temática de investigação a desenvolver no âmbito da tese de doutoramento. Por isso, as temáticas a investigar são muito diversificadas, devendo ser inovadoras e relevantes para a Educação em Ciências e podendo incidir, por exemplo, em: práticas de ensino das ciências; aprendizagem baseada na resolução de problemas; características e potencialidade de recurso didáticos; uso de modelos no ensino e na aprendizagem; formação científica dos cidadãos; ciências na comunidade; contextos informais de aprendizagem.
Educação em História e Ciências Sociais
Esta especialidade do doutoramento visa a realização de investigação no âmbito da Educação Histórica e Educação Patrimonial, em contexto formal e não formal. Adota uma abordagem interdisciplinar onde confluem contributos teóricos e metodológicos das ciências da educação e das ciências sociais. Contempla temas que expressam a amplitude deste domínio, focando:
1) O ensino-aprendizagem da História e das Ciências Sociais em contextos escolares (práticas e discursos) em Educação Histórica; leitura e interpretação de fontes verbais, icónicas, sonoras, multimodais...; as fontes materiais e imateriais e seu uso em sala de aula; estratégias de promoção de competências históricas (alunos e professores); conceções de alunos e de professores sobre conceitos substantivos e metahistóricos em História; a formação da consciência histórica; historiografia escolar (manuais escolares) sua conceção e usos em contexto de sala de aula; uso das TIC no ensino da História e Ciências Sociais; profissionalismo docente em História e Ciências Sociais, etc.
2) A educação em Histórica e Ciências Sociais em contextos (não) escolares: os museus, galerias e sítios, e as linguagens que substanciam a memória dos indivíduos e o património histórico e cultural; as fontes materiais e imateriais; a Educação Patrimonial;
3) A educação em História e Ciências Sociais e a construção da cidadania e do humanismo: a diversidade dos povos (identidades étnicas, culturais, religiosas, etc.); Direitos humanos: vozes dos alunos e professores (em contextos (não) escolares).
Este curso pretende ir ao encontro de orientações presentes nas políticas de instituições mundiais (UNESCO) e europeias (ETF; EJC), e corresponder a preocupações e necessidades não apenas do sistema educativo e de uma aprendizagem ao longo da vida, mas de instituições como autarquias, organismos culturais, e empresas privadas cujas atividades se centram de um modo implícito na promoção do conhecimento histórico e social.
Educação em Línguas Estrangeiras
Esta especialidade de doutoramento visa promover e consolidar a investigação sobre políticas, contextos, práticas e discursos no campo do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras e segundas nos ensinos básico, secundário e superior. Defende-se uma visão crítica da educação em línguas, assente em valores humanistas e democráticos, orientada para a construção de práticas transformadoras e emancipatórias, em consonância ou dissonância com políticas curriculares e linguísticas (trans)nacionais. Privilegia-se o paradigma naturalista da investigação educacional no âmbito de estudos de natureza descritiva ou interventiva, com recurso a desenhos metodológicos adequados à complexidade da experiência educativa e dos problemas que nela se colocam. O conhecimento produzido deve ser relevante para a compreensão e a transformação da educação em línguas estrangeiras, com implicações aos níveis político, curricular, pedagógico, formativo e investigativo.
Entre as temáticas que podem ser estudadas, podemos salientar as políticas linguísticas e curriculares presentes em documentos reguladores a promoção de uma pedagogia para a autonomia, o desenvolvimento de abordagens para a diversidade linguística e cultural, e a (auto/co)avaliação de competências comunicativas e de aprendizagem.
Educação Matemática
Esta especialidade de doutoramento visa a realização de investigação conducente à produção de conhecimento no âmbito da Educação Matemática, focando temáticas relevantes para o progresso do ensino e da aprendizagem da Matemática, desde os primeiros anos de escolaridade até ao ensino superior.
Na definição do percurso de formação e de investigação de cada doutorando, ter-se-á em consideração as suas necessidades e interesses profissionais, particularmente no que concerne à definição da temática de investigação a desenvolver no âmbito da tese de doutoramento. Por isso, as temáticas a desenvolver podem ser muito diversificadas, desde que sejam relevantes para a Educação Matemática. A título de exemplo, podem referir-se as seguintes: conhecimentos relevantes para ensinar matemática; práticas de ensino de matemática; uso das TIC no ensino e aprendizagem da matemática; e aprendizagem de conceitos matemáticos.
Filosofia e História da Educação
No âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade do Minho, a especialidade de Filosofia e História da Educação identifica-se pelo seu objetivo de fundamentar o fenómeno educacional de um modo mais global, mais totalizante e vital, não se contentando em explicar e/ou compreender processos educacionais. A Filosofia da Educação trata da análise da linguagem educacional, do enquadramento epistemológico dos saberes sobre a educação e da investigação dos fins e valores da educação. Aborda igualmente o pensamento dos grandes filósofos e pedagogos.
Possui várias tarefas: analisar a linguagem para a esclarecer e, deste modo, evitar e/ou desfazer equívocos; enquadrar o conhecimento científico-educacional, classificando, delimitando, justificando e avaliando a investigação desenvolvida neste domínio; aceitando que a educação é coisa tipicamente humana (Kant), ela questiona o que é o Homem, a sua educação e qual o fim desta (questões antropológica e teleológica); por fim, investiga critica e refletidamente o pensamento filosófico-educacional historicamente perspetivado.
Temas exemplificativos de áreas de desenvolvimento de projetos nesta especialidade do Doutoramento em Ciências da Educação
Problemáticas antropológicas da educação contemporânea;
Epistemologia da Aprendizagem e da Educação;
Pensamento filosófico-educacional ao longo da História da Filosofia;
Pensamento filosófico-educacional português;
Educação e Imaginário;
Educação e epistemologia da complexidade; Epistemologia das teorias e modelos em Educação e Promoção para a Saúde;
Fundamentação bioética na formação de profissionais de saúde;
Educação para o sofrimento;
Educação sociocomunitária.
A História da Educação identifica-se pelo seu objetivo de compreender o movimento que produziu os fenómenos da educação e do ensino particularmente a partir do século XVII.
Tendo por essência os textos, os documentos de arquivo e as memórias provenientes do universo e dos meios educativos cruza-os com os contextos históricos, culturais e sociais, possibilitando construir uma visão contrastada da história da educação e do ensino como história social e cultural e não exclusivamente politica.
A diacronia do campo educativo, redescobre-se na problematização sincrónica pelas transformações dos diversos atores nas suas atividades reais, constituindo-se assim um universo de ação e de pensamento, como produto socio-histórico de uma cultura educativa e de uma cultura escolar em interação com contextos, com antropologias e sociologias muito específicos, impondo-se na sociedade moderna nas suas múltiplas dimensões sociais.
Temas exemplificativos de áreas de desenvolvimento de projetos nesta especialidade do Doutoramento em Ciências da Educação
Aspetos teóricos e gerais – Movimentos e correntes pedagógicas;
A educação em geral – Meios sociais e modos educativos, Educação confessional e educação laica;
Domínios da educação – Conteúdos do saber; Disciplinas escolares;
Aprendizagem e formação extraescolar – Educação popular, Educação e formação de adultos;
Organização e instituições escolares – História das instituições escolares;
Pessoal escolar – Formação dos professores; Associativismo docente;
Métodos e técnicas de ensino – A cultura escolar; Fórmulas pedagógicas;
Meio e vida escolares – Memórias e recordações da escola, do ensino, dos professores, dos alunos; Tempo escolar; Sociabilidades estudantis.
Literacias e Ensino do Português
Esta especialidade visa a produção de conhecimento sobre as múltiplas facetas da literacia, particularmente nas suas relações com os discursos, contextos, práticas e recursos de educação na área do Português, em ambientes escolares e não escolares.
As temáticas a estudar são muito diversas, mas sempre definidas a partir de questões que sejam pedagógica e socialmente relevantes particularmente para os países onde o Português é língua oficial. De entre estas salientam-se, como exemplo, políticas de educação linguística, práticas escolares e sociais de construção de sujeitos letrados, o discurso da aula de língua, os manuais escolares, as relações entre língua, literatura e cultura, a transversalidade e especialidade do Português no currículo. Dá-se privilégio a estudos comprometidos com uma visão crítica e emancipatória da aprendizagem e uso da língua e dos textos, capazes de contribuir para a mudança de políticas e práticas de educação linguística, de promover melhores aprendizagens para melhores futuros.
Organização e Administração Escolar
O doutoramento em Organização e Administração Escolar tem como objetivo a produção de conhecimento sobre a organização e a administração do sistema educativo e das escolas, incluindo ainda o estudo de organizações educativas não escolares e de valências de educação e formação integradas em organizações de diverso tipo.
Ao conceder protagonismo a uma abordagem meso-analítica, para esse efeito integrando os contributos da sociologia das organizações educativas e das teorias da administração educacional, procura-se o estabelecimento de articulações produtivas, em termos de estudo, com as políticas educativas, as quais conferem sentido aos fenómenos de administração da educação e aos diferentes contextos organizacionais em que ocorrem, incluindo as práticas dos atores em nível micro.
De entre as potenciais temáticas a desenvolver referem-se, a título de exemplo: a influência das teorias e doutrinas da gestão empresarial no campo da educação e as diferentes conceções organizacionais de escola; os fenómenos de centralização, desconcentração e descentralização da educação, de racionalização da rede e agrupamento de escolas, bem como as políticas, os conceitos e as práticas de autonomia das escolas; as teorias, os conceitos e as práticas de democracia e de participação nos processos de decisão que ocorrem nas escolas; a análise dos fenómenos de governação e de direção das organizações educativas, das práticas de liderança, de cooperação e de colegialidade; as implicações organizacionais e administrativas dos novos fenómenos de garantia da qualidade, de avaliação externa e de rankings escolares, entre outros.
Psicologia da Educação
A Psicologia da Educação, no seio das Ciências da Educação, estuda as variáveis psicológicas dos indivíduos e dos contextos com impacto no desenvolvimento, aprendizagem e rendimento. As questões do desenvolvimento psicológico e da aprendizagem são centrais, mas igualmente podemos incluir a parentalidade, o ensino, a formação profissional e o desenvolvimento da carreira, entre outros tópicos. Mesmo tradicionalmente mais centrada na infância e adolescência, a Psicologia da Educação percorre todas as idades ou fases da vida. Ao mesmo tempo, ainda que mais centrada nas variáveis psicológicas dos indivíduos (inteligência, motivação, personalidade, atitudes…), a Psicologia da Educação estuda igualmente os contextos e os agentes, formais e informais, nomeadamente como tais contextos e agentes configuram e podem promover a qualidade do desenvolvimento psicossocial e da aprendizagem dos indivíduos.
Neste sentido, exemplificam-se alguns tópicos como potenciais temas das teses de doutoramento na especialidade de Psicologia da Educação: formação e desenvolvimento psicossocial ao longo do ciclo de vida; papel dos pais, dos professores e das instituições educativas, formais e informais, no desenvolvimento psicossocial; aprendizagem e rendimento académico; transições escolares; escolhas vocacionais e carreira; necessidades especiais e inclusão.
Sociologia da Educação e Política Educativa
O doutoramento na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa destina-se a candidatos que procuram aprofundar, de forma teórica e empiricamente sustentada, os processos de ensino e aprendizagem, quer eles ocorram na escola, quer ocorram em qualquer outro espaço e tempo social e organizacional. A sociologia da educação constitui um campo de conhecimento consolidado a nível nacional e internacional, em cujo património científico se inscrevem contribuições de autores de referência de muitos e diferentes países do sistema mundial. Tendo começado por ser, como grande parte das ciências sociais e humanas, produto de investigação circunscrita aos espaços nacionais, a sociologia da educação está hoje a atravessar um período de grande dinamismo pelo facto de os processos de globalização desafiarem os quadros teórico-conceptuais e as metodologias tradicionais, e estarem a aprofundar novas perspetivas e novas abordagens para a investigação nas mais diversas e complexas realidades educacionais, pesem embora os constrangimentos que afetam este campo do conhecimento. São, a este propósito, particularmente importantes os desafios colocados pela emergência de novas desigualdades, como é o caso do precariado, a crítica à exclusividade da ciência eurocêntrica, a proposta de uma ecologia de saberes ou a crescente centralidade das perspetivas pós-coloniais.
Para além das temáticas clássicas da sociologia da educação, têm hoje particular centralidade os objetos de estudo relativos à exclusão, justiça cognitiva, excelência e meritocracia, experiência escolar e não escolar, percursos e biografias de aprendizagem, refugiados, emigrações e diásporas, sociedade e economia do conhecimento, práticas profissionais, aprendizagens virtuais e ensino a distância, mobilidade estudantil, internacionalização da educação superior, novas estratégias educativas das classes sociais… Por estas razões, um programa de doutoramento em sociologia da educação não pode deixar de favorecer o exercício da imaginação, investigação e interpretação das realidades, instituições, práticas educativas e sentidos construídos pelos atores, através de processos de desocultação ancorados numa sólida formação teórico-concetual e metodológica.
A Política Educativa tem como objetivo a produção de conhecimento sobre as políticas públicas de educação, enquanto campo de análise polifacetado, que inclui os processos de construção e desenvolvimento, em múltiplas escalas (global/supranacional, nacional, subnacional/local, institucional) e contextos (escolares, não-escolares, formais, informais), envolvendo um amplo espetro de atores e consequências. Procura-se compreender e explicar, designadamente, as relações entre as políticas públicas de educação, a reprodução e as mudanças sociais.
Potenciais temáticas de investigação a desenvolver são, entre outras: globalização, União Europeia e políticas de educação; as políticas públicas de educação em diversos setores de ensino ― da educação de infância à educação profissional, ensino superior ou educação e formação de adultos e ao longo da vida; dinâmicas e atores socioeducativos (dos pais aos municípios, associações de desenvolvimento local, empresas ou ONG) e políticas públicas; gerencialismo, reformas do estado e políticas públicas de educação (regulação baseada em resultados; contratualização, privatização, mercadorização); políticas de avaliação (dos sistemas, institucional, de desempenho, pedagógica); políticas públicas, profissionalidades e metamorfoses do campo educativo.
Supervisão Pedagógica
Esta especialidade de doutoramento, de âmbito multidisciplinar, visa promover e consolidar a investigação sobre a formação e o desenvolvimento profissional de educadores/professores, em situação de supervisão acompanhada (vertical e horizontal) ou de autossupervisão. Defende-se uma conceção de supervisão pedagógica como teoria e prática de regulação crítica de processos educativos orientados para a promoção da qualidade das aprendizagens e para o desenvolvimento reflexivo e emancipatório do educador/professor. Podem ser realizados estudos de natureza descritiva ou interventiva, com recurso a desenhos metodológicos adequados à complexidade da supervisão e dos problemas que nela se colocam. O conhecimento produzido deve ser relevante para a compreensão e a transformação de políticas, contextos, práticas e discursos formativos e educativos.
Entre as temáticas que podem ser estudadas, podemos salientar as políticas e modelos de formação/ supervisão na formação inicial e contínua de educadores/professores, a relação entre supervisão e avaliação do desempenho docente, ou o impacto de estratégias supervisivas específicas, na formação de professores/educadores/formadores, como a observação de aulas, a análise de casos, a elaboração de diários ou portefólios e a investigação-ação.
Tecnologia Educativa
O doutoramento na especialidade de Tecnologia Educativa (TE) tem como objeto de investigação a conceção, o desenvolvimento e a avaliação de sistemas, processos e ambientes de aprendizagem suportadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Assume-se como premissa que as TIC não são meros instrumentos que possibilitam a emissão e receção de informação, antes condicionam a ecologia cognitiva e organizacional das sociedades, estimulando transformações nos vários níveis do sistema sociocultural (educativo, económico, político, social, religioso, cultural, etc.). Deste modo, as TIC têm profundas relações com os modos de ensinar e aprender, em todos os contextos educativos e formativos (formais e informais) e em todas as etapas da aprendizagem e desenvolvimento humano.
O doutoramento em TE constitui uma especialidade dirigida para a formação de educadores e professores dos diferentes níveis de ensino ligados a instituições escolares e não escolares, de técnicos superiores de instituições de formação e consultoria em TE, responsáveis nas áreas da educação e animação sociocultural, formadores e gestores de projetos de formação online, autores de materiais pedagógicos multimédia, entre outros profissionais com interesses na área das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação.
Temas exemplificativos de áreas de desenvolvimento de projetos nesta especialidade do Doutoramento em Ciências da Educação
Ambientes Emergentes: Novos cenários de inovação para a educação na sociedade digital; Educação a Distância e Elearning; Blended learning; Mobile Learning; Aprendizagem Ubíqua; Mundos virtuais; Ambientes pessoais de aprendizagem; Redes sociais e aprendizagem em rede; Comunicação e colaboração online; Jogos educacionais e simulações digitais; Massive Online Open Courses (MOOC) e Educação.
O Digital e o Currículo: TIC na formação inicial e continua de professores; Politicas, Programas e Projetos de integração curricular das TIC; Objetos de aprendizagem e recursos educativos digitais; Literacias, competências e inclusão digital; Empreendedorismo Digital; TIC e necessidades educativas especiais.
Avaliação Digital: avaliação da usabilidade em recursos digitais; avaliação de cursos online; avaliação da aprendizagem em educação online.