Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Comemorações do Cinquentenário da Universidade do Minho

​​​​ ​​
abril ​de 20​​23


Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_nov2023.jpg

A Universidade do Minho iniciou as comemorações do seu Cinquentenário no passado dia 17 de fevereiro, com o Concerto da Orquestra Académica e do Coro do Curso de Música com o Coro Vianavocale, em Guimarães, repetido em Braga no dia 18 de fevereiro. Como anunciado no decurso da cerimónia que assinalou o 49º aniversário, as comemorações estender-se-ão quase até ao final de 2024, tendo como ponto culminante o dia 17 de fevereiro desse ano.

Durante o período comemorativo, a Universidade adotará um novo logo e uma nova imagem, incorporando a sua imagem institucional, mas acrescentando-lhe o número 50, com todas as cores da Academia e a vibração própria da Universidade do Minho. 

O programa comemorativo contém momentos celebrativos, mas também de encontro para os membros da comunidade UMinho, de interação com as cidades de Braga e Guimarães e a região em que se implanta a Universidade, e ainda de reflexão e produção de conhecimento sobre a Universidade do Minho no seu contexto nacional e internacional.

Assim, em primeiro lugar, celebraremos a Universidade através da música, com vários concertos da nossa Orquestra Sinfónica, mas também de orquestras de câmara constituídas pelos nossos alunos e docentes, assim como de outras formações musicais. Teremos ainda atuações e workshops de teatro e performance. Pode destacar-se desde já um espetáculo multimédia, intitulado "Espaço Multissensorial", que será levado a cabo no próximo mês de junho.

Em segundo lugar, promoveremos o encontro e a reunião dos membros da comunidade académica através de múltiplas atividades que ocorrerão sobretudo – mas não só – nos campi de Gualtar e Azurém. Aqui se incluem momentos de confraternização, mas também atividades desportivas e culturais, e ainda algumas outras que deixarão marcas nos campi, como é o caso já no próximo mês de março da inauguração de dois Bosques do Cinquentenário, em Azurém e Gualtar, com cinquenta árvores de espécies autóctones, simbolizando o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Em terceiro lugar, cultivaremos a abertura e interação com a sociedade, desde logo nas cidades de Braga e Guimarães, convocando a comunidade para participar em todos os nossos eventos, mas também promovendo espetáculos de rua, exposições sobre a Universidade e o seu impacto nas cidades, incluindo uma exposição em espaço aberto que percorrerá as cidades da região que nos quiserem acolher, e mesmo uma meia-maratona que ligará os dois campi de Azurém e Gualtar.

Em quarto lugar, incidiremos especialmente na reflexão sobre a Universidade do Minho, mediante a apresentação de estudos sobre a sua produção científica e impacto social, a publicação de obras refletindo o passado e projetando o futuro da Universidade, a construção da Memória Digital da instituição, a produção de podcasts, a realização de diversos colóquios sobre o sistema universitário e, ainda, uma conferência mais alargada sobre o papel da universidade portuguesa no contexto da democracia instaurada em 1974, evento para o qual convidámos já as novas instituições universitárias criadas nos anos setenta.


Mas o programa comemorativo não deve ser considerado fechado. Ser-lhe-ão acrescentadas em breve duas outras facetas que nos parecem especialmente relevantes. Por um lado, as contribuições que estão a ser equacionadas pelas doze Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação da Universidade, ou seja, as suas Escolas e Institutos. 
Por outro lado, as contribuições que estão a ser preparadas pelas onze Unidades Culturais e Unidades Diferenciadas da Universidade do Minho, que englobam bibliotecas, arquivos, museus, centros culturais, casas do conhecimento espalhadas pelo território, etc.

Convidamos desde já os membros da Academia, estudantes e investigadores, docentes e colaboradores técnicos, administrativos e de gestão, a participar neste ciclo comemorativo, honrando o momento fundador da nossa instituição, documentado neste vídeo:
 

O programa geral das comemorações pode ser consultado aqui: https://www.uminho.pt/PT/50anos/Paginas/Programa.aspx
Consulte a Revista UMinho 50 anos >>

Fonte: Presidência das Comemorações dos 50 anos da UMinho


​​






​​