Comemorações do Dia do Instituto de Educação da UMinho

​​​​ ​​
​​10 de dezembro ​de 20​​20

Dia-do-IE2020_1280.png
O Instituto de Educação da Universidade do Minho celebrou o seu 45º aniversário no dia 10 de dezembro de 2020. A celelebração decorreu no período pandémico que atinge o mundo e em particular o continente europeu desde março de 2020, obedecendo à imposição do plano de contingência COVID-19 da UMinho e de acordo com a aplicação rigorosa das medidas de proteção sanitária e higiene.
A cerimónia comemorativa foi presidida pelo Senhor Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor Rui Vieira de Castro e integrou uma Conferência  intitulada “Os próximos 45 anos da escola democrática: um exercício futur (olog) ista?”, proferida pelo Senhor Secretário Adjunto e da Educação, Professor Doutor João Costa.
A sessão arrancou com uma apresentação dos principais acontecimentos que ocorreram ao longo do ano, envolvendo diversas actividades de ensino e investigação no IE UMinho.

Dia-do-IE2020_news19_mv.jpg​Presidente do Instituto de Educação, Professor Leandro Almeida | Reitor da UMinho, Professor Rui Vieira de Castro | Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Professor João Costa | Dia do IE UMinho 2020 ©

Dia-do-IE2020_news17_mv.jpgFoto: Nuno Gonçalves ©

Dia-do-IE2020_660.png
Dia-do-IE2020_news3.jpgFoto: Nuno Gonçalves ©
Dia-do-IE2020_news2.jpgFoto: Nuno Gonçalves ©

​A sessão solene do Dia do Instituto decorreu a partir das 14h30, com o discurso do Presidente do IE, Professor Leandro Almeida
Dia-do-IE2020_news14.jpg
Presidente do Instituto de Educação, Professor Doutor Leandro Almeida
Dia-do-IE2020_news5.jpgFoto: Nuno Gonçalves ©

A sessão prosseguiu com a intervenção de Cristiana Monteiro, Presidente do Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho na qualidade de representante dos estudantes do IE e o discurso do Senhor Reitor, Professor Rui Vieira de Castro.
Dia-do-IE2020_news20_mv.jpgFoto: Nuno Gonçalves ©

Dia-do-IE2020_news15.jpg
Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor Rui Vieira de Castro
Dia-do-IE2020_news6.jpgFoto: Nuno Gonçalves ©

Após estas intervenções, a Vice-Presidente do IE, Professora Alexandra Gomes, procedeu à  entrega do prémio Almedina

Dia-do-IE2020_news7.jpgFoto: Nuno Gonçalves ©

Foi prestada uma homenagem aos Professores que se aposentaram, Professora Doutora Lourdes da Trindade Dionísio  e o Professor Doutor Alberto Filipe Araújo. A entrega de lembranças aos homenageados ficou na responsabilidade das Vice-Presidentes, Professora Natália Fernandes e Professora Maria Alfredo Moreira. Breves palavras marcaram o momento. Dia-do-IE2020_news12.jpg
Foto: Nuno Gonçalves ©
A finalizar a sessão solene teve lugar a conferência proferida pelo Senhor Secretário Adjunto e da Educação, Professor João Costa.
Dia-do-IE2020_news1.jpgFoto: Nuno Gonçalves ©
Dia-do-IE2020_news11.jpg