Decorreu dia 28 de maio, na Sala de Atos do Instituto, a Cerimónia de Investidura do Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho para o triénio 2019-2021, o Prof. Doutor Leandro S. Almeida, e das Vice-Presidentes Profª. Doutora Alexandra Gomes e Profª. Doutora Natália Fernandes. Esta nova equipa foi reforçada com a tomada de posse a 25 de setembro da Vice-Presidente Prof. Doutora Maria Alfredo Moreira.


No início da sessão, o Presidente empossado Prof. Doutor Leandro S. Almeida, interveio nesta cerimónia enfatizando algumas ideias que esta equipa transporta consigo no momento em que assume responsabilidades que lhe são institucionalmente atribuídas nas áreas do ensino, da investigação e da interação com a sociedade e da internacionalização.
O desenvolvimento sustentável do Instituto, como estrutura de ensino e de investigação das mais antigas da nossa Universidade, e tão expressiva que chegou a organizar-se em duas Escolas, passa por saber equacionar, nos dias de hoje e para os próximos anos, a sua missão e focar aí a sua atenção, os seus recursos e esforços mais significativos. Precisamos de convergir para consensos de forma a aprofundarmos a análise dos problemas e a elegermos as propostas mais robustas para a sua superação.
Finalmente, o Reitor, Prof. Doutor Rui Vieira de Castro, apontou os desafios do Instituto face à tipologia da sua oferta formativa maioritária e à crise social e económica que atravessamos, sugerindo a redefinição estratégica e os espaços da lusofonia e da Europa como possibilidades para o seu desenvolvimento, lembrando momentos da história do Instituto em que tensões e incertezas foram superadas através de consensos conseguidos.


No dia 26 de setembro, na sala 011 do Instituto de Educação, decorreu o ato presidido pelo Presidente do Instituto de Educação, Professor Doutor Leandro da Silva Almeida, de tomada de posse da Doutora Maria Alfredo Moreira como Vice-Presidente do IE, assumindo funções e responsabilidades na área da interação com a sociedade.
A Presidência agradece a disponibilidade para as funções académicas que assumem, desejando as maiores felicidades no exercício das mesmas.
