Presidência do Instituto de Educação - Tomada de Posse

28 de maio​​ ​ de 2019​​​​​
​​​Fotos-Portal-NEWSLETTER_IE_350_tomadaposse2019.jpgDa esquerda para a direita: Prof. Leandro Almeida, Profª Alexandra Gomes, Profª Natália Fernandes e o Sr. Reitor, Prof. Rui Vieira de Castro.

Decorreu dia 28 de maio, na Sala de Atos do Instituto, a Cerimónia de Investidura do Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho para o triénio 2019-2021, o Prof. Doutor Leandro S. Alm​eida, e das Vice-Presidentes Profª. Dou​tora Alexandra Gomes e Profª. Doutora Natália Fernandes. Esta nova equipa foi reforçada com a tomada de posse a 25 de setembro da Vice-Presidente Prof. Doutora ​Maria Alfredo Moreira.

TP_9.jpg

TP_8.jpg

No início da sessão, o Presidente empossado Prof. Doutor Leandro S. Almeida, interveio nesta cerimónia enfatizando algumas ideias que esta equipa transporta consigo no momento em que assume responsabilidades que lhe são institucionalmente atribuídas nas áreas do ensino, da investigação e da interação com a sociedade e da internacionalização.

O desenvolvimento sustentável do Instituto, como estrutura de ensino e de investigação das mais antigas da nossa Universidade, e tão expressiva que chegou a organizar-se em duas Escolas, passa por saber equacionar, nos dias de hoje e para os próximos anos, a sua missão e focar aí a sua atenção, os seus recursos e esforços mais significativos. Precisamos de convergir para consensos de forma a aprofundarmos a análise dos problemas e a elegermos as propostas mais robustas para a sua superação.

TP_5.jpg

Finalmente, o Reitor, Prof. Doutor Rui Vieira de Castro, apontou os desafios do Instituto face à tipologia da sua oferta formativa maioritária e à crise social e económica que atravessamos, sugerindo a redefinição estratégica e os espaços da lusofonia e da Europa como possibilidades para o seu desenvolvimento, lembrando momentos da história do Instituto em que tensões e incertezas foram superadas através de consensos conseguidos.

TP_3.jpg

TP_7.jpg

No dia 26 de setembro, na sala 011 do Instituto de Educação, decorreu o ato presidido pelo Presidente do Instituto de Educação, Professor Doutor Leandro da Silva Almeida, de tomada de posse da Doutora Maria Alfredo Moreira como Vice-Presidente do IE, assumindo funções e responsabilidades na área da interação com a sociedade.

A Presidência agradece a disponibilidade para as funções académicas que assumem, desejando as maiores felicidades no exercício das mesmas.​

TP_11.jpg

Leandro da Silva Almeida nasceu há 64 anos na freguesia de Medas, em Gondomar e é professor catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação (IE) da UMinho. Admirador da natureza e da beleza das pedras e fósseis, confessa não poder abrir mão dos seus tempos livres, sempre muito preenchidos desde tenra idade. Licenciado em Psicologia na ​ Universidade do Porto (UP), em 1980, evoluiu na academia realizando estágios na Universidade de Yale (EUA) e na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Pelo meio, entre outras atividades paralelas, fundou e presidiu uma associação de psicólogos portugueses. Iniciou a atividade docente em 1978 na UP, doutorou-se em Psicologia em 1987 e ingressou na UMinho em 1988, tendo aqui prestado provas de agregação em 1994 e exercido cargos de vice-presidente do Conselho Académico, vice-reitor e presidente do IE.

Leandro Almeida leciona disciplinas nos domínios da cognição e aprendizagem e da metodologia de investigação. Orientou cinco dezenas de teses de doutoramento, sendo autor ou coautor de mais de cinco centenas de trabalhos, entre livros, capítulos, artigos e textos em atas. É ainda (co)autor de alguns manuais e de provas para a avaliação psicológica nas áreas da inteligência e da aprendizagem usados em Portugal e noutros países de língua portuguesa e espanhola. Nos últimos anos tem desenvolvido estudos sobre a adaptação e sucesso dos estudantes no ensino superior, coordenando o ObservatoriUM – Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho. Integra o conselho editorial de várias revistas e é membro de diversas associações científicas nacionais e internacionais. Preside ao Conselho de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Integrou o Conselho Científico do Instituto de Inovação Educacional (Ministério da Educação), e foi membro do Conselho Nacional de Educação.