Ações de Formação Contínua
 
Objetivos
No quadro de princípios definidos para a formação contínua de professores, as ações que se propõem visam, numa perspetiva integradora dos objetivos específicos de cada domínio em que se desenvolvem, contribuir para um olhar e ação transformadores da prática educativa.

Modalidades e Creditação
As ações de formação disponíveis inserem-se nas modalidades previstas pelo Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores: Curso de Formação (25 horas - 1 crédito); Módulo de Formação (20 horas - 0,8 créditos); Oficina de Formação (50 horas, 25 das quais em regime presencial - 2 créditos).

Vagas: Mínimo -  Máximo - 
Local de Funcionamento: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga.
Pode ser analisada a possibilidade das sessões decorrerem numa Escola/Agrupamento de Escolas

Inscrições
As inscrições são aceites por ordem de receção e terminam assim que o número de vagas esteja preenchido. A inscrição torna-se efetiva mediante o pagamento da taxa de inscrição.
Taxa de inscrição: indicada em cada ação de f​ormação
Eventuais dúvidas contatar o Gabinete de Interação com a sociedade, Instituto de Educação, Campus de Gualtar, 4710 - 057 Braga - Telefone: 253601262  ou através do endereço de e-mail (gis-ie@​ie.uminho.pt)


AÇÕES OFERECIDAS
 
      ESTRATÉGIAS DE SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES        

Modalidade: Curso (25h) – 1 crédito

Regime de Funcionamento: online, via Zoom

Coordenação: Teresa Vilaça (Coord. dos estágios dos Mestrados em Ensino)

Formadores: Supervisores da UM

Destinatários: Orientadores cooperantes dos Mestrados em Ensino da UM (frequência gratuita)

4 Sessões gerais: 10h - 2ª feira e 5ª feira (das 18.00 às 20.30h)

Sessões específicas, por áreas de docência: 15h – calendário a acordar com os orientadores

PRAZO DE INSCRIÇÃO (ficha de inscrição): data a definir

A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui


SessõesConteúdos

Sessão 1 (geral)

data a definir  (2h30h)

(Flávia Vieira)

(Apresentação da ação e da modalidade de avaliação)

Formação de professores e supervisão da prática profissional

Visões de educação e perfil do professor: implicações nas práticas pedagógicas e formativas

Supervisão reflexiva: Pressupostos, princípios e estratégias

Sessão 2 (geral)

data a definir (2h30m)

 (Flávia Vieira)

A observação na formação de professores

Princípios, modalidades e instrumentos de observação na formação de professores

A dimensão da observação nos Projetos / Relatórios de Estágio

Sessões 3 (geral)

data a definir (2h30m)

 (Maria Alfredo Moreira)

A investigação-ação na formação de professores
Princípios e estratégias da investigação-ação na formação de professores
A dimensão investigativa nos Projetos/ Relatórios de Estágio

Sessões 4 (geral)

data a definir (2h30m)

 (Maria Alfredo Moreira)

Supervisão e avaliação do desempenho profissional 

Avaliação do desempenho no estágio: fontes, instrumentos e operacionalização

Sessões específicas

Duração: 15h (nov.-jan./ dias e horas a combinar com os dinamizadores

Supervisão e didática específica

Sessões por áreas de docência, cujos conteúdos e estratégias de formação serão acordados com os orientadores.


Avaliação dos formandos:

- Reflexão sobre experiência pessoal de supervisão/ contributos da ação (75%)

- Participação na ação (autoavaliação) (25%)

Nota: os orientadores poderão frequentar a ação sem serem avaliados, recebendo um certificado de frequência.

Avaliação da ação: questionário anónimo (entregue ao formador na última sessão)


     

Ações de Curta Duração

O GIS-IE acredita seminários, conferências, jornadas temáticas ou outros eventos de cariz científico e pedagógico como ações de curta duração.

Regulamento
>>> FORMULÁRIO - requerimento


Treino Gamificado de Fluência de Leitura em Ambientes Digitais

GAMELET, https://www.gamelet.eu, direciona-se a alunos/as dos 1º, 2º e 3º ciclos (7º ano)* do Ensino Básico e visa proporcionar um ambiente gamificado de treino de fluência de leitura multilíngue com recurso a meios digitais. O projeto é financiado pela UE e desenvolvido por investigadores e professores do Chipre, Alemanha e Portugal. No GameLet, os/as alunos/as são guiados/as através de uma série de jogos e tarefas (missões) que os/as ajudam a alcançar gradualmente uma maior fluência e exatidão na leitura, bem como uma compreensão mais profunda do texto.

AÇÃO DE FORMAÇÃO RECONHECIDA
grupos de recrutamento:
110, 120, 200, 210, 220, 300, 330.





Cursos Breves
O GIS-IE apoia a realização de cursos breves não conferentes de grau não creditados.
Normas regulamentares


      LGBTQ na Educação em Sexualidade Inclusiva   

Modalidade: Curso (25h)

Vagas: 15

Valor: vínculo à UMinho - 30€   |   Outros - 45€

Funcionamento:  data a definir:


INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui

Condições de Acesso:  ter licenciatura para ensino básico e/ou secundário; licenciaturas em educação/ ciências da educação, psicologia, medicina, enfermagem e áreas afins ou mestrados equivalentes.

Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga

Coordenação: Doutora Teresa Vilaça 

Formadores: Doutora Teresa Vilaça e Professor Doutor João Alves da S.N. Medeiros

DestinatáriosProfessores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial, técnicos de educação, psicólogos, enfermeiros e médicos.

Objetivos do Curso 
i) Promover a (re)construção de conhecimentos sobre a sexualidade humana e a diversidade sexual;
ii) Criar condições para o desenvolvimento de atitudes favoráveis a uma educação em sexualidade inclusiva da diversidade, sensível aos alunos LGBTQ;
iii) Desenvolver competências para a aplicação da pedagogia histórico-crítica e do paradigma holístico das escolas promotoras de saúde na educação em sexualidade inclusiva, sensível aos alunos LGBTQ;
iv) Promover o desenvolvimento de competências de reflexão individual e colaborativa sobre as práticas.

Conteúdos programáticos 
1.Sexualidade humana
2.Atitudes dos professores e profissionais de saúde face à comunidade LGBTQ
3.Educação em sexualidade inclusiva de pessoas LGBTQ

Avaliação das aprendizagens
A avaliação das aprendizagens incluirá a elaboração de um recurso educativo digital que terá um peso de 60%. Os restantes 40% resultarão da avaliação contínua, incluindo pequenas atividades realizadas durante o período de funcionamento do curso e partilhadas no padlet (20%), a participação na sala de conversação online (Chats) (10%) e a participação nos Fóruns (10%).




      ESTATÍSTICA DESCRITIVA   

Modalidade: Curso (15h)

Vagas: 15

Valor: vínculo à UMinho - 90€   |   Outros - 120€

Funcionamento:  Sexta - Sábado

data a definir

INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui

Condições de Acesso: Alguns conhecimentos básicos de estatística descritiva e correlacional

Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga

Coordenação: Professor José Brandão Carvalho

Formadores: Professor José António Fernandes

Destinatários: Estudantes de mestrado e de doutoramento, investigadores e pós-doutorados da área de Educação/Ciências da Educação e áreas afins.  Todos os interessados em aprender e intervir nesta área.

Objetivos do Curso
- Selecionar e aplicar os métodos de Estatística Descritiva que podem ser usados na análise estatística de um conjunto de dados;
- Recorrer a diferentes formas de representação de informação estatística, designadamente tabelar, gráfica, numérica e simbólica.
Conteúdos programáticos 
No curso são abordados os seguintes conteúdos: 1) Definição da folha de dados do SPSS; 2) Tipos de variáveis estatísticas; 3) Tabelas de frequências e gráficos estatísticos; 4) Medidas estatísticas de localização; 5) Medidas estatísticas de dispersão; 6) Simetria e achatamento de uma distribuição; e 7) Associação estatística e correlação e regressão linear simples.

Metodologias de ensino e aprendizagem
Nas metodologias e ensino e aprendizagem salientam-se três momentos:
Um momento de apresentação de termos e conceitos envolvidos nas análises estatísticas descritivas. Trata-se de uma metodologia, fundamentalmente, expositiva, e mais centrada no professor;
- Um momento de exploração, pelos alunos, de dados previamente recolhidos tendo em vista a seleção e aplicação dos métodos e técnicas de análise estatística. Nesta metodologia de ensino espera-se que os alunos, organizados em pares, trabalhem de forma mais autónoma e recorrendo a software de análise estatística;
- Um momento de discussão sobre os resultados obtidos. Neste momento, centrado na discussão entre o professor e os alunos, portanto envolvendo toda a turma, espera-se que os alunos interpretem os resultados obtidos, tirem conclusões adequadas e sintetizem os resultados mais importantes em termos do estudo.

Resultados de aprendizagem 
Pretende-se que este Curso possibilite ao formando:
- Escolher e aplicar os métodos estatísticos que são adequados para analisar um conjunto de dados;
- Selecionar e executar um tipo de representação de informação estatística adequado a uma situação concreta;
- Estudar a forma de uma distribuição de dados, tendo em vista validar a análise estatística realizada ou a realizar.

Avaliação das aprendizagens
Opção por uma metodologia de avaliação essencialmente contínua, recorrendo a tarefas de pequeno grupo e individuais, assentes na produção de documentos descrevendo processos e resultados, sua análise e discussão.
Sessões 

Sessão 1 

data a definir

Sessão 2

data a definir 


Sessão 3

data a definir




 Construção e Validação de Instrumentos de Avaliação Psicoeducativa     

Modalidade: Curso (30h)

Vagas: 15

Valor: vínculo à UMinho - 120€   |   Outros - 150€

Funcionamento:  Sexta - Sábado

data a definir


INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui

Condições de Acesso: Alguns conhecimentos básicos de estatística

Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga

Coordenação: Professor Leandro S. Almeida

Formadores: Professor Leandro S. Almeida, Susana Caires e Joana Casanova

DestinatáriosEstudantes de mestrado e de doutoramento, bem como docentes, investigadores e pós-doutorandos da área da Educação/Ciências da Educação, e áreas afins, com interesses ou necessidades de formação no campo da avaliação psicoeducacional (instrumentos).

FLYER de divulgação