Eventuais dúvidas contatar o
Gabinete de Interação com a sociedade, Instituto de Educação, Campus de Gualtar, 4710 - 057 Braga - Telefone: 253601262 ou através do endereço de e-mail (
gis-ie@ie.uminho.pt)
Modalidade: Curso (25h) – 1 crédito
Regime de Funcionamento: online, via Zoom
Coordenação: Teresa Vilaça (Coord. dos estágios dos Mestrados em Ensino)
Formadores: Supervisores da UM
Destinatários: Orientadores cooperantes dos Mestrados em Ensino da UM (frequência gratuita)
4 Sessões gerais: 10h - 2ª feira e 5ª feira (das 18.00 às 20.30h)
Sessões específicas, por áreas de docência: 15h – calendário a acordar com os orientadores
PRAZO DE INSCRIÇÃO (ficha de inscrição): 16 de outubro.
A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui
Sessão 1 (geral) 25/10/2021 (2h30h) (Flávia Vieira) | (Apresentação da ação e da modalidade de avaliação) Formação de professores e supervisão da prática profissional Visões de educação e perfil do professor: implicações nas práticas pedagógicas e formativas Supervisão reflexiva: Pressupostos, princípios e estratégias |
Sessão 2 (geral) 28/10/2021 (2h30m) (Flávia Vieira) | A observação na formação de professores Princípios, modalidades e instrumentos de observação na formação de professores A dimensão da observação nos Projetos / Relatórios de Estágio
|
Sessões 3 (geral) 04/11/2021 (2h30m) (Maria Alfredo Moreira)
| A investigação-ação na formação de professores
Princípios e estratégias da investigação-ação na formação de professores
A dimensão investigativa nos Projetos/ Relatórios de Estágio
|
Sessões 4 (geral) 08/11/2021 (2h30m) (Maria Alfredo Moreira)
| Supervisão e avaliação do desempenho profissional Avaliação do desempenho no estágio: fontes, instrumentos e operacionalização
|
Sessões específicas Duração: 15h (nov.-jan./ dias e horas a combinar com os dinamizadores | Supervisão e didática específica Sessões por áreas de docência, cujos conteúdos e estratégias de formação serão acordados com os orientadores.
|
Avaliação dos formandos:
- Reflexão sobre experiência pessoal de supervisão/ contributos da ação (75%)
- Participação na ação (autoavaliação) (25%)
Nota: os orientadores poderão frequentar a ação sem serem avaliados, recebendo um certificado de frequência.
Avaliação da ação: questionário anónimo (entregue ao formador na última sessão)
Ações de Curta Duração
O GIS-IE acredita seminários, conferências, jornadas temáticas ou outros eventos de
cariz científico e pedagógico como ações de curta duração.
Regulamento>>> FORMULÁRIO - requerimento
Treino Gamificado de Fluência de Leitura em Ambientes Digitais
GAMELET,
https://www.gamelet.eu, direciona-se a alunos/as dos 1º, 2º e 3º ciclos (7º ano)* do Ensino Básico e visa proporcionar um ambiente gamificado de
treino de fluência de leitura multilíngue com recurso a meios digitais. O projeto é financiado pela UE e desenvolvido por investigadores e professores do Chipre,
Alemanha e Portugal. No GameLet, os/as alunos/as são guiados/as através de uma série de jogos e tarefas (missões) que os/as ajudam a alcançar gradualmente
uma maior fluência e exatidão na leitura, bem como uma compreensão mais profunda do texto.
AÇÃO DE FORMAÇÃO RECONHECIDA
grupos de recrutamento:
110, 120, 200, 210, 220, 300, 330.
Cursos Breves
O GIS-IE apoia a realização de cursos breves não conferentes de grau não creditados.
Normas regulamentares LGBTQ na Educação em Sexualidade Inclusiva
Modalidade: Curso (25h)
Vagas: 15
Valor: vínculo à UMinho - 30€ | Outros - 45€
Funcionamento: Segunda - Quinta (de 24 de fevereiro a 31 de março de 2022):
24 de fevereiro 2022, das 18h30 às 21h00.
28 de fevereiro 2022, das 18h30 às 21h00.
03 de março 2022, das 18h30 às 21h00.
07 de março 2022, das 18h30 às 21h00.
10 de março 2022, das 18h30 às 21h00.
14 de março 2022, das 18h30 às 21h00.
17 de março 2022, das 18h30 às 21h00.
21 de março 2022, das 18h30 às 21h00.
24 de março 2022, das 18h30 às 21h00
31 de março 2022, das 18h30 às 21h00
INSCRIÇÃO
A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui
Condições de Acesso: ter licenciatura para ensino básico e/ou secundário; licenciaturas em educação/ ciências da educação, psicologia, medicina, enfermagem e áreas afins ou mestrados equivalentes.
Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga
Coordenação: Doutora Teresa Vilaça
Formadores: Doutora Teresa Vilaça e Professor Doutor João Alves da S.N. Medeiros
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial, técnicos de educação, psicólogos, enfermeiros e médicos.
Objetivos do Curso
i) Promover a (re)construção de conhecimentos sobre a sexualidade humana e a diversidade sexual;
ii) Criar condições para o desenvolvimento de atitudes favoráveis a uma educação em sexualidade inclusiva da diversidade, sensível aos alunos LGBTQ;
iii) Desenvolver competências para a aplicação da pedagogia histórico-crítica e do paradigma holístico das escolas promotoras de saúde na educação em sexualidade inclusiva, sensível aos alunos LGBTQ;
iv) Promover o desenvolvimento de competências de reflexão individual e colaborativa sobre as práticas.
Conteúdos programáticos
1.Sexualidade humana
2.Atitudes dos professores e profissionais de saúde face à comunidade LGBTQ
3.Educação em sexualidade inclusiva de pessoas LGBTQ
Avaliação das aprendizagens
A avaliação das aprendizagens incluirá a elaboração de um recurso educativo digital que terá um peso de 60%. Os restantes 40% resultarão da avaliação contínua, incluindo pequenas atividades realizadas durante o período de funcionamento do curso e partilhadas no padlet (20%), a participação na sala de conversação online (Chats) (10%) e a participação nos Fóruns (10%).
Modalidade: Curso (15h)
Vagas: 15
Valor: vínculo à UMinho - 90€ | Outros - 120€
Funcionamento: Sexta - Sábado
12 de fevereiro, das 9h. às 12 e das 14h às 17h.
13 de fevereiro, das 9h. às 12h.
19 de fevereiro, das 9h. às 12h e das 14h às 17h.
INSCRIÇÃO
A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui
Condições de Acesso: Alguns conhecimentos básicos de estatística descritiva e correlacional
Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga
Coordenação: Professor José Brandão Carvalho
Formadores: Professor José António Fernandes
Destinatários: Estudantes de mestrado e de doutoramento, investigadores e pós-doutorados da área de Educação/Ciências da Educação e áreas afins. Todos os interessados em aprender e intervir nesta área.
Objetivos do Curso
- Selecionar e aplicar os métodos de Estatística Descritiva que podem ser usados na análise estatística de um conjunto de dados;
- Recorrer a diferentes formas de representação de informação estatística, designadamente tabelar, gráfica, numérica e simbólica.
Conteúdos programáticos
No curso são abordados os seguintes conteúdos: 1) Definição da folha de dados do SPSS; 2) Tipos de variáveis estatísticas; 3) Tabelas de frequências e gráficos estatísticos; 4) Medidas estatísticas de localização; 5) Medidas estatísticas de dispersão; 6) Simetria e achatamento de uma distribuição; e 7) Associação estatística e correlação e regressão linear simples.
Metodologias de ensino e aprendizagem
Nas metodologias e ensino e aprendizagem salientam-se três momentos:
Um momento de apresentação de termos e conceitos envolvidos nas análises estatísticas descritivas. Trata-se de uma metodologia, fundamentalmente, expositiva, e mais centrada no professor;
- Um momento de exploração, pelos alunos, de dados previamente recolhidos tendo em vista a seleção e aplicação dos métodos e técnicas de análise estatística. Nesta metodologia de ensino espera-se que os alunos, organizados em pares, trabalhem de forma mais autónoma e recorrendo a software de análise estatística;
- Um momento de discussão sobre os resultados obtidos. Neste momento, centrado na discussão entre o professor e os alunos, portanto envolvendo toda a turma, espera-se que os alunos interpretem os resultados obtidos, tirem conclusões adequadas e sintetizem os resultados mais importantes em termos do estudo.
Resultados de aprendizagem
Pretende-se que este Curso possibilite ao formando:
- Escolher e aplicar os métodos estatísticos que são adequados para analisar um conjunto de dados;
- Selecionar e executar um tipo de representação de informação estatística adequado a uma situação concreta;
- Estudar a forma de uma distribuição de dados, tendo em vista validar a análise estatística realizada ou a realizar.
Avaliação das aprendizagens
Opção por uma metodologia de avaliação essencialmente contínua, recorrendo a tarefas de pequeno grupo e individuais, assentes na produção de documentos descrevendo processos e resultados, sua análise e discussão.
Sessão 1 12 fevereiro (9h00h - 12h00) (14h00h - 17h00)
| Sessão 2 13 fevereiro (9h00h - 12h00)
| Sessão 3 19 fevereiro (9h00h - 12h00) (14h00h - 17h00)
|
Construção e Validação de Instrumentos de Avaliação Psicoeducativa
Modalidade: Curso (30h)
Vagas: 15
Valor: vínculo à UMinho - 120€ | Outros - 150€
Funcionamento: Sexta - Sábado
18 e 25 de junho (14h00 às 19h00)
19 e 26 de junho (09h00 às 13h00)
02 e 09 de julho (14h00 às 19h00)
03 de julho (09h00 às 12h00)
INSCRIÇÃO
A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui
Condições de Acesso: Alguns conhecimentos básicos de estatística
Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga
Coordenação: Professor Leandro S. Almeida
Formadores: Professor Leandro S. Almeida, Susana Caires e Joana Casanova
Destinatários: Estudantes de mestrado e de doutoramento, bem como docentes, investigadores e pós-doutorandos da área da Educação/Ciências da Educação, e áreas afins, com interesses ou necessidades de formação no campo da avaliação psicoeducacional (instrumentos).
FLYER de divulgação