Ações de Formação Contínua
 
Objetivos
No quadro de princípios definidos para a formação contínua de professores, as ações que se propõem visam, numa perspetiva integradora dos objetivos específicos de cada domínio em que se desenvolvem, contribuir para um olhar e ação transformadores da prática educativa.

Modalidades e Creditação
As ações de formação disponíveis inserem-se nas modalidades previstas pelo Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores: Curso de Formação (25 horas - 1 crédito); Módulo de Formação (20 horas - 0,8 créditos); Oficina de Formação (50 horas, 25 das quais em regime presencial - 2 créditos).

Vagas: Mínimo -  Máximo - 
Local de Funcionamento: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga.
Pode ser analisada a possibilidade das sessões decorrerem numa Escola/Agrupamento de Escolas

Inscrições
As inscrições são aceites por ordem de receção e terminam assim que o número de vagas esteja preenchido. A inscrição torna-se efetiva mediante o pagamento da taxa de inscrição.
Taxa de inscrição: indicada em cada ação de f​ormação
Eventuais dúvidas contatar o Gabinete de Interação com a sociedade, Instituto de Educação, Campus de Gualtar, 4710 - 057 Braga - Telefone: 253601262  ou através do endereço de e-mail (gis-ie@​ie.uminho.pt)


AÇÕES OFERECIDAS
 
      ESTRATÉGIAS DE SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES / 2021-22        

Modalidade: Curso (25h) – 1 crédito

Regime de Funcionamento: online, via Zoom

Coordenação: Teresa Vilaça (Coord. dos estágios dos Mestrados em Ensino)

Formadores: Supervisores da UM

Destinatários: Orientadores cooperantes dos Mestrados em Ensino da UM (frequência gratuita)

4 Sessões gerais: 10h - 2ª feira e 5ª feira (das 18.00 às 20.30h)

Sessões específicas, por áreas de docência: 15h – calendário a acordar com os orientadores

PRAZO DE INSCRIÇÃO (ficha de inscrição): 16 de outubro.

A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui


SessõesConteúdos

Sessão 1 (geral)

25/10/2021 (2h30h)

(Flávia Vieira)

(Apresentação da ação e da modalidade de avaliação)

Formação de professores e supervisão da prática profissional

Visões de educação e perfil do professor: implicações nas práticas pedagógicas e formativas

Supervisão reflexiva: Pressupostos, princípios e estratégias

Sessão 2 (geral)

28/10/2021 (2h30m)

 (Flávia Vieira)

A observação na formação de professores

Princípios, modalidades e instrumentos de observação na formação de professores

A dimensão da observação nos Projetos / Relatórios de Estágio

Sessões 3 (geral)

04/11/2021 (2h30m)

 (Maria Alfredo Moreira)

A investigação-ação na formação de professores
Princípios e estratégias da investigação-ação na formação de professores
A dimensão investigativa nos Projetos/ Relatórios de Estágio

Sessões 4 (geral)

08/11/2021 (2h30m)

 (Maria Alfredo Moreira)

Supervisão e avaliação do desempenho profissional 

Avaliação do desempenho no estágio: fontes, instrumentos e operacionalização

Sessões específicas

Duração: 15h (nov.-jan./ dias e horas a combinar com os dinamizadores

Supervisão e didática específica

Sessões por áreas de docência, cujos conteúdos e estratégias de formação serão acordados com os orientadores.


Avaliação dos formandos:

- Reflexão sobre experiência pessoal de supervisão/ contributos da ação (75%)

- Participação na ação (autoavaliação) (25%)

Nota: os orientadores poderão frequentar a ação sem serem avaliados, recebendo um certificado de frequência.

Avaliação da ação: questionário anónimo (entregue ao formador na última sessão)


     

Ações de Curta Duração

O GIS-IE acredita seminários, conferências, jornadas temáticas ou outros eventos de cariz científico e pedagógico como ações de curta duração.

Regulamento
>>> FORMULÁRIO - requerimento


Treino Gamificado de Fluência de Leitura em Ambientes Digitais

GAMELET, https://www.gamelet.eu, direciona-se a alunos/as dos 1º, 2º e 3º ciclos (7º ano)* do Ensino Básico e visa proporcionar um ambiente gamificado de
treino de fluência de leitura multilíngue com recurso a meios digitais. O projeto é financiado pela UE e desenvolvido por investigadores e professores do Chipre,
Alemanha e Portugal. No GameLet, os/as alunos/as são guiados/as através de uma série de jogos e tarefas (missões) que os/as ajudam a alcançar gradualmente
uma maior fluência e exatidão na leitura, bem como uma compreensão mais profunda do texto.

AÇÃO DE FORMAÇÃO RECONHECIDA
grupos de recrutamento:
110, 120, 200, 210, 220, 300, 330.





Cursos Breves
O GIS-IE apoia a realização de cursos breves não conferentes de grau não creditados.
Normas regulamentares


      LGBTQ na Educação em Sexualidade Inclusiva   

Modalidade: Curso (25h)

Vagas: 15

Valor: vínculo à UMinho - 30€   |   Outros - 45€

Funcionamento:  Segunda - Quinta (de 24 de fevereiro a 31 de março de 2022):

24 de fevereiro 2022, das 18h30 às  21h00.
28 de fevereiro 2022, das 18h30 às  21h00.
03 de março 2022, das 18h30 às  21h00.
07 de março 2022, das 18h30 às  21h00.
10 de março 2022, das 18h30 às  21h00.
14 de março 2022, das 18h30 às  21h00.
17 de março 2022, das 18h30 às  21h00.
21 de março 2022, das 18h30 às  21h00.
24 de março 2022, das 18h30 às  21h00
31 de março 2022, das 18h30 às  21h00

INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui

Condições de Acesso:  ter licenciatura para ensino básico e/ou secundário; licenciaturas em educação/ ciências da educação, psicologia, medicina, enfermagem e áreas afins ou mestrados equivalentes.

Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga

Coordenação: Doutora Teresa Vilaça 

Formadores: Doutora Teresa Vilaça e Professor Doutor João Alves da S.N. Medeiros

DestinatáriosProfessores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial, técnicos de educação, psicólogos, enfermeiros e médicos.

Objetivos do Curso 
i) Promover a (re)construção de conhecimentos sobre a sexualidade humana e a diversidade sexual;
ii) Criar condições para o desenvolvimento de atitudes favoráveis a uma educação em sexualidade inclusiva da diversidade, sensível aos alunos LGBTQ;
iii) Desenvolver competências para a aplicação da pedagogia histórico-crítica e do paradigma holístico das escolas promotoras de saúde na educação em sexualidade inclusiva, sensível aos alunos LGBTQ;
iv) Promover o desenvolvimento de competências de reflexão individual e colaborativa sobre as práticas.

Conteúdos programáticos 
1.Sexualidade humana
2.Atitudes dos professores e profissionais de saúde face à comunidade LGBTQ
3.Educação em sexualidade inclusiva de pessoas LGBTQ

Avaliação das aprendizagens
A avaliação das aprendizagens incluirá a elaboração de um recurso educativo digital que terá um peso de 60%. Os restantes 40% resultarão da avaliação contínua, incluindo pequenas atividades realizadas durante o período de funcionamento do curso e partilhadas no padlet (20%), a participação na sala de conversação online (Chats) (10%) e a participação nos Fóruns (10%).




      ESTATÍSTICA DESCRITIVA   

Modalidade: Curso (15h)

Vagas: 15

Valor: vínculo à UMinho - 90€   |   Outros - 120€

Funcionamento:  Sexta - Sábado

12 de fevereiro, das 9h. às 12 e das 14h às 17h.
13 de fevereiro, das 9h. às 12h.
19 de fevereiro, das 9h. às 12h e das 14h às 17h.

INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui

Condições de Acesso: Alguns conhecimentos básicos de estatística descritiva e correlacional

Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga

Coordenação: Professor José Brandão Carvalho

Formadores: Professor José António Fernandes

Destinatários: Estudantes de mestrado e de doutoramento, investigadores e pós-doutorados da área de Educação/Ciências da Educação e áreas afins.  Todos os interessados em aprender e intervir nesta área.

Objetivos do Curso
- Selecionar e aplicar os métodos de Estatística Descritiva que podem ser usados na análise estatística de um conjunto de dados;
- Recorrer a diferentes formas de representação de informação estatística, designadamente tabelar, gráfica, numérica e simbólica.
Conteúdos programáticos 
No curso são abordados os seguintes conteúdos: 1) Definição da folha de dados do SPSS; 2) Tipos de variáveis estatísticas; 3) Tabelas de frequências e gráficos estatísticos; 4) Medidas estatísticas de localização; 5) Medidas estatísticas de dispersão; 6) Simetria e achatamento de uma distribuição; e 7) Associação estatística e correlação e regressão linear simples.

Metodologias de ensino e aprendizagem
Nas metodologias e ensino e aprendizagem salientam-se três momentos:
Um momento de apresentação de termos e conceitos envolvidos nas análises estatísticas descritivas. Trata-se de uma metodologia, fundamentalmente, expositiva, e mais centrada no professor;
- Um momento de exploração, pelos alunos, de dados previamente recolhidos tendo em vista a seleção e aplicação dos métodos e técnicas de análise estatística. Nesta metodologia de ensino espera-se que os alunos, organizados em pares, trabalhem de forma mais autónoma e recorrendo a software de análise estatística;
- Um momento de discussão sobre os resultados obtidos. Neste momento, centrado na discussão entre o professor e os alunos, portanto envolvendo toda a turma, espera-se que os alunos interpretem os resultados obtidos, tirem conclusões adequadas e sintetizem os resultados mais importantes em termos do estudo.

Resultados de aprendizagem 
Pretende-se que este Curso possibilite ao formando:
- Escolher e aplicar os métodos estatísticos que são adequados para analisar um conjunto de dados;
- Selecionar e executar um tipo de representação de informação estatística adequado a uma situação concreta;
- Estudar a forma de uma distribuição de dados, tendo em vista validar a análise estatística realizada ou a realizar.

Avaliação das aprendizagens
Opção por uma metodologia de avaliação essencialmente contínua, recorrendo a tarefas de pequeno grupo e individuais, assentes na produção de documentos descrevendo processos e resultados, sua análise e discussão.
Sessões 

Sessão 1 

12 fevereiro (9h00h - 12h00) (14h00h - 17h00)

Sessão 2

13 fevereiro (9h00h - 12h00) 


Sessão 3

19 fevereiro (9h00h - 12h00) (14h00h - 17h00)




 Construção e Validação de Instrumentos de Avaliação Psicoeducativa     

Modalidade: Curso (30h)

Vagas: 15

Valor: vínculo à UMinho - 120€   |   Outros - 150€

Funcionamento:  Sexta - Sábado

18 e 25 de junho (14h00 às 19h00)
19 e 26 de junho (09h00 às 13h00)
02 e 09 de julho (14h00 às 19h00)
03 de julho (09h00 às 12h00)


INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição : FORMULÁRIO >>> descarregar aqui

Condições de Acesso: Alguns conhecimentos básicos de estatística

Local de Funcionamento: Instituto de Educação da Universidade do Minho - Campus de Gualtar - Braga

Coordenação: Professor Leandro S. Almeida

Formadores: Professor Leandro S. Almeida, Susana Caires e Joana Casanova

DestinatáriosEstudantes de mestrado e de doutoramento, bem como docentes, investigadores e pós-doutorandos da área da Educação/Ciências da Educação, e áreas afins, com interesses ou necessidades de formação no campo da avaliação psicoeducacional (instrumentos).

FLYER de divulgação