Conceito, visão e valores
O Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento (CRCD), irá desenvolver e reforçar iniciativas conducentes a
uma reflexão crítica sobre a compreensão do desenvolvimento, das
interdependências e das desigualdades no mundo.
Assumindo-se como uma estratégia para desenvolver processos de reflexão,
investigação, formação e de intervenção, o CRCD irá promover processos e
práticas com vista à institucionalização na UMinho das áreas
estratégicas relativas à Educação para o Desenvolvimento no âmbito da
Cidadania Global, à Cooperação para o Desenvolvimento e à Cooperação em
contextos de emergência e fragilidade (em particular no campo da
educação e outras áreas relevantes), envolvendo o IE, outras escolas da
UMinho e a comunidade, incluindo as Organizações Não Governamentais para
o Desenvolvimento (ONGD) e o setor privado. Estas áreas estão em
consonância com as agendas da cooperação nacional e internacional e
deverão ser orientadas por princípios que incluem, entre outros: a
liderança e apropriação dos países parceiros no seu processo de
desenvolvimento; a coordenação e complementaridade entre atores e
doadores, a gestão orientada para resultados, a responsabilidade mútua e
o reforço de mecanismos de acompanhamento e avaliação.
O CRCD fundamenta o seu trabalho nos valores da solidariedade, da
justiça social, da dignidade humana e as atividades no âmbito da
cooperação universitária para o desenvolvimento deverão ser levadas a
cabo, sempre que possível, por todos os membros da comunidade académica:
estudantes, funcionários, docentes e investigadores.
Áreas Estratégicas
A) Educação para o Desenvolvimento
B) Cooperação para o Desenvolvimento
C) Cooperação em contextos de emergência e fragilidade.
Domínios de intervenção:
1. Programas e Projetos
Ao nível deste domínio o CRCD pretende promover, participar e/ou
realizar o desenho e a gestão de programas e projetos enquadrados nas
suas áreas estratégicas, mobilizando atores da academia cujas áreas de
estudo ou trabalho sejam relevantes para os mesmos.
2. Apoio à investigação
As problemáticas do desenvolvimento e da cooperação poderão
constituir-se como uma das áreas a ser trabalhada em termos de
investigação, com especial relevância para os contextos lusófonos e de
acordo com uma agenda de investigação a ser definida com os parceiros.
3. Encontros científicos e outros eventos
Conferências, seminários, fóruns, simpósios, eventos culturais, serão
atividades a integrar neste domínio. O objetivo principal será promover
conhecimento e debate sobre as problemáticas do desenvolvimento e da
cooperação na Academia, bem como representar a mesma neste tipo de ação,
em atividades promovidas por agências do desenvolvimento e OSC.
4. Formação especializada
Este domínio consubstancia-se em ações de formação especializada,
nomeadamente nos temas educação para a cidadania global e cooperação
para o desenvolvimento, dirigida à comunidade académica e a outra
interessada.
5. Recursos
O CRCD pretende disponibilizar recursos materiais, digitais e humanos
para apoiar a comunidade académica no envolvimento com as temáticas
trabalhadas ao nível das suas áreas estratégicas, tanto para fins de
apoio à investigação, como para fins de intervenção.
6. Comunicação
Trata-se de um domínio estratégico que visa divulgar, dentro e fora da
academia, atividades e informações relevantes sobre desenvolvimento e
cooperação advindas de diferentes contextos institucionais onde esta
área seja trabalhada e reconhecida.
7. Parcerias e Redes
O CRCD está a encetar esforços para se associar a uma rede de parceiros
estratégicos, a nível multilateral (agências das Nações Unidas),
bilateral (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua) e parceiros da
sociedade civil (nomeadamente, ONGD tanto no Norte Global como no Sul
Global) e outros parceiros locais (por exemplo, a Câmara Municipal de
Braga).
8. Advocacia
Será fundamental criar mecanismos de advocacy em prol da cooperação para
o desenvolvimento de qualidade, numa tentativa de influenciar as
políticas de cooperação, nomeadamente na área da educação, chamando a
atenção para a relevância de agendas como a da Educação Para Todos,
cooperação de qualidade, educação e fragilidade.
Países
Estarão na linha das prioridades os países da CPLP e, entre estes,
pretende colocar-se maior enfoque nos países mais frágeis de forma a
cooperar em primeiro lugar com as zonas
geográficas/instituições/populações mais vulneráveis. Este tipo de
análise será realizada com base nas evidências que resultam da
investigação sobre as problemáticas do desenvolvimento e cooperação.
Serão ainda exploradas possibilidades de potenciar os modelos de cooperação sul-sul e mesmo de cooperação sul-sul-norte.
Não obstante, existe abertura e interesse em cooperar com outros países
do sul global fora do espectro de países de Língua Oficial Portuguesa.
Redes
Rede Interinstitucional de Educação em situações de emergência (INEE).
www.ineesite.org
O CRCD representa o IE da UMinho no Grupo de Trabalho de Educação em Fragilidade da INEE.
Eventos
Internos- UMinho
Conferência Internacional da Rede Interinstitucional da Educação em
Situações de Emergência (INEE) – “A Educação na agenda do
desenvolvimento pós-2015”, maio de 2014
Encontro Técnico da INEE, maio de 2014
Externos
Grupo de Trabalho da INEE sobre Educação e Fragilidade, Doha, setembro de 2014
II Encontro bianual da INEE, setembro de 2014
Sinergias ED: Conhecer para melhor agir - I Encontro
Sinergias ED: Conhecer para melhor agir- II Encontro
Sinergias ED: Conhecer para melhor agir- III Encontro
Rede de Educação para a Cidadania Global “ O mundo na escola e a escola no mundo”
Fórum de Educação para o Desenvolvimento, outubro de 2014
Conferência Internacional “ Higher Education in Emergencies”, Université Libre de Bruxelles, dezembro de 2014
Outras atividades
Relatório da Missão a Cabo Verde - Ilha de Santiago Instituto de Educação –Universidade do Minho
Área de intervenção - Cooperação para o Desenvolvimento »»»»
ver relatório
Campanha Global pela Educação 2014
Participação na comemoração do dia dos Direitos da Criança, IE, novembro de 2014
Contactos
Telefone: 253 60 12 85/ 253 60 22 83
Gabinetes: 2061 e 2062
Instituto de Educação da Universidade do Minho