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Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento (CRCD) 
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Conceito, visão e valores
O Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento (CRCD), irá desenvolv​er e reforçar iniciativas conducentes a uma reflexão crítica sobre a compreensão do desenvolvimento, das interdependências e das desigualdades no mundo.
Assumindo-se como uma estratégia para desenvolver processos de reflexão, investigação, formação e de intervenção, o CRCD irá promover processos e práticas com vista à institucionalização na UMinho das áreas estratégicas relativas à Educação para o Desenvolvimento no âmbito da Cidadania Global, à Cooperação para o Desenvolvimento e à Cooperação em contextos de emergência e fragilidade (em particular no campo da educação e outras áreas relevantes), envolvendo o IE, outras escolas da UMinho e a comunidade, incluindo as Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) e o setor privado. Estas áreas estão em consonância com as agendas da cooperação nacional e internacional e deverão ser orientadas por princípios que incluem, entre outros: a liderança e apropriação dos países parceiros no seu processo de desenvolvimento; a coordenação e complementaridade entre atores e doadores, a gestão orientada para resultados, a responsabilidade mútua e o reforço de mecanismos de acompanhamento e avaliação.
O CRCD fundamenta o seu trabalho nos valores da solidariedade, da justiça social, da dignidade humana e as atividades no âmbito da cooperação universitária para o desenvolvimento deverão ser levadas a cabo, sempre que possível, por todos os membros da comunidade académica: estudantes, funcionários, docentes e investigadores.

Áreas Estratégicas
A) Educação para o Desenvolvimento
B) Cooperação para o Desenvolvimento
C) Cooperação em contextos de emergência e fragilidade.

Domínios de intervenção:
1. Programas e Projetos
Ao nível deste domínio o CRCD pretende promover, participar e/ou realizar o desenho e a gestão de programas e projetos enquadrados nas suas áreas estratégicas, mobilizando atores da academia cujas áreas de estudo ou trabalho sejam relevantes para os mesmos.

2. Apoio à investigação
As problemáticas do desenvolvimento e da cooperação poderão constituir-se como uma das áreas a ser trabalhada em termos de investigação, com especial relevância para os contextos lusófonos e de acordo com uma agenda de investigação a ser definida com os parceiros.
3. Encontros científicos e outros eventos
Conferências, seminários, fóruns, simpósios, eventos culturais, serão atividades a integrar neste domínio. O objetivo principal será promover conhecimento e debate sobre as problemáticas do desenvolvimento e da cooperação na Academia, bem como representar a mesma neste tipo de ação, em atividades promovidas por agências do desenvolvimento e OSC.
4. Formação especializada
Este domínio consubstancia-se em ações de formação especializada, nomeadamente nos temas educação para a cidadania global e cooperação para o desenvolvimento, dirigida à comunidade académica e a outra interessada.
5. Recursos
O CRCD pretende disponibilizar recursos materiais, digitais e humanos para apoiar a comunidade académica no envolvimento com as temáticas trabalhadas ao nível das suas áreas estratégicas, tanto para fins de apoio à investigação, como para fins de intervenção.
6. Comunicação
Trata-se de um domínio estratégico que visa divulgar, dentro e fora da academia, atividades e informações relevantes sobre desenvolvimento e cooperação advindas de diferentes contextos institucionais onde esta área seja trabalhada e reconhecida.
7. Parcerias e Redes
O CRCD está a encetar esforços para se associar a uma rede de parceiros estratégicos, a nível multilateral (agências das Nações Unidas), bilateral (Camões – Instituto da Cooperação e da Língua) e parceiros da sociedade civil (nomeadamente, ONGD tanto no Norte Global como no Sul Global) e outros parceiros locais (por exemplo, a Câmara Municipal de Braga).
8. Advocacia
Será fundamental criar mecanismos de advocacy em prol da cooperação para o desenvolvimento de qualidade, numa tentativa de influenciar as políticas de cooperação, nomeadamente na área da educação, chamando a atenção para a relevância de agendas como a da Educação Para Todos, cooperação de qualidade, educação e fragilidade.

Países
Estarão na linha das prioridades os países da CPLP e, entre estes, pretende colocar-se maior enfoque nos países mais frágeis de forma a cooperar em primeiro lugar com as zonas geográficas/instituições/populações mais vulneráveis. Este tipo de análise será realizada com base nas evidências que resultam da investigação sobre as problemáticas do desenvolvimento e cooperação.
Serão ainda exploradas possibilidades de potenciar os modelos de cooperação sul-sul e mesmo de cooperação sul-sul-norte.
Não obstante, existe abertura e interesse em cooperar com outros países do sul global fora do espectro de países de Língua Oficial Portuguesa.


Redes
Rede Interinstitucional de Edu​cação em situações de emergência (INEE).
www.ineesite.org
O CRCD representa o IE da UMinho no Grupo de Trabalho de Educação em Fragilidade da INEE.

Eventos
Internos- UMinho
Conferência Internacional da Rede Interinstitucional da Educação em Situações de Emergência (INEE) – “A Educação na agenda do desenvolvimento pós-2015”, maio de 2014
Encontro Técnico da INEE, maio de 2014

Externos
Grupo de Trabalho da INEE sobre Educação e Fragilidade, Doha, setembro de 2014
II Encontro bianual da INEE, setembro de 2014
Sinergias ED: Conhecer para melhor agir - I Encontro
Sinergias ED: Conhecer para melhor agir- II Encontro
Sinergias ED: Conhecer para melhor agir- III Encontro
Rede de Educação para a Cidadania Global “ O mundo na escola e a escola no mundo”
Fórum de Educação para o Desenvolvimento, outubro de 2014
Conferência Internacional “ Higher Education in Emergencies”, Université Libre de Bruxelles​, dezembro de 2014

​Outras atividades
Relatório da Missão a Cabo Verde - Ilha de Santiago 
Instituto de Educação –Universidade​ do Minho 
Área de intervenção -  Cooperação para o Desenvolvimento »»»» ver​ relatório

Campanha Global pela Educação 2014
Participação na comemoração do dia dos Direitos da Criança, IE, novembro de 2014

Contactos
Telefone: 253 60 12 85/ 253 60 22 83
Gabinetes: 2061 e 2062
Instituto de Educação da Universidade do Minho​​