Comemorações do Dia do Instituto de Educação
Programa pormenorizado
1 de julho de 2019| Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação

1. 10h00 – Inauguração da Exposição Fotográfica: Retratos do Quotidiano
A Agenda Cultural do Instituto de Educação -RESPIRO promoveu, pelo 2.º ano, o concurso de fotografia "Vê, Olha e Clica" , sob o tema "Retratos do quotidiano". Este concurso destinado a todos os estudantes (do 1.º, 2.º e 3.º ciclo), técnicos administrativos e de gestão, docentes e investigadores da Universidade do Minho, procura o melhor registo das suas vivências quotidianas nos Campi da UMinho.
2. 15h00 - Sessão Solene do Dia do Instituto decorre a partir das 15h00 com um momento musical apresentado pelo Ensemble de Trombones do CMCB de Braga, que antecedeu as intervenções, do Presidente do Instituto de Educação, Prof. Doutor Leandro da Silva Almeida, de um representante dos estudantes do IE, Mariana Monteiro e do Sr. Reitor da Universidade do Minho, Prof. Doutor Rui Vieira de Castro. As comemorações prosseguiram com a cerimónia de entrega do Prémio Almedina, pela Presidente do Conselho Pedagógico, Prof. Doutora Alexandra Gomes.
3. Abertura Musical
Ensemble de Trombones do CMCG de Braga
Trombone - João Fausto
Trombone - João Ricardo
Trombone - Leandro Antunes
Trombone - Maria João Pimenta
Trombone - João Lamela
Trombone - Daniela Cruz, Prof.ª Estagiária do Mestrado em Ensino de Música
Trombone - Zeferino Pinto, Prof. Cooperante do Mestrado em Ensino de Música
Johann Schein (1586-1630). Padouana. (Arr. Posaunenquartett)
Jerome Naulais (n. 1951). Petits Quatuors pour Trombone (excertos)
3 – Valse
6 – Marche
7 – Tango
8 – Rumba
O Ensemble de Trombones do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga é constituído por
alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Classe de Trombone. Com este projeto,
pretende-se que os alunos partilhem experiências e aprendam uns com os outros, percebendo que podem
aprender muito sobre o instrumento não só com os seus professores, mas também com os seus colegas de
naipe. Pretende-se ainda criar uma dinâmica de companheirismo e entreajuda no naipe para que
futuramente os próprios alunos, mais velhos e mais novos, tomem a iniciativa do estudo em conjunto. Por
outro lado, como não é uma disciplina que se insere no plano curricular, o Ensemble é uma oportunidade
para os mais novos participarem desde cedo numa disciplina essencial como a Música de Câmara.
Baseando-nos no conhecimento do papel vital que a Música possui na nossa sociedade, e especialmente do
aspeto lúdico que pode e deve representar para quem a pratica, consideramos que é de valor essencial
permitir que os alunos possam pôr em prática os seus conhecimentos conjuntamente para que seja possível
uma aproximação mais eficaz entre esta Arte e a vida dos alunos. Este projeto irá reforçar outros trabalhos
e ações que já poderão estar a ser desenvolvidos, e que têm demonstrado que a Música de Conjunto
contribui para a criação de um melhor relacionamento sociocultural dos nossos estudantes e para um bom
relacionamento entre comunidade e escola.
Org. Doutora Helena Vieira
Intervenção do Presidente do IE, Professor Doutor Leandro da Silva Almeida
Intervenção do representante dos Estudantes do IE – Mariana Monteiro (Presidente do NEEBUM)
Intervenção do Reitor da Universidade do Minho - Prof. Doutor Rui Vieira de Castro
Entrega do Prémio Almedina
Entrega dos prémios do Concurso de Fotografia
CONFERÊNCIA
“PARA UMA PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO NA UNIVERSIDADE: O TESTEMUNHO
DOS PROFESSORES MICHEL CERTEAU, GILLES DELEUZE, MICHEL FOUCAULT E ROLAND
BARTHES”
Resumo: conseguir levar o texto ainda em construção à cena da sala de aula, buscando e renovando com esse gesto corajoso a itinerância do pensamento apoiado em uma base plenamente dialógica — eis aquela que permanece há séculos como a grande questão pedagógica de uma universidade do saber por vir. Esta comunicação centra-se em um período de intensa critica à conceção tradicional de universidade, assim como aos esforços de transformação das práticas de trabalho entre professores e alunos sob o signo da reciprocidade. Dá especial enfoque a declarações de Barthes, Certeau, Deleuze e Foucault quando as suas reflexões se acercaram dos domínios da pedagogia — a partir de uma experiencia em Vincennes (Paris VIII) depois de 1968 e que se estendeu até ao termo dos anos de 1980 — e convergiram na necessidade de construir espaços de efetiva partilha comunitária com os estudantes tomando como base os princípios da incompletude do saber, da ativa singularização de quem o produz.
Nota Biográfica
Jorge Ramos do Ó, é Professor Associado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e professor convidado na Universidade de São Paulo, onde tem lecionado sobretudo nas áreas da história da educação, história cultural e teoria do discurso. As suas publicações incluem estudos em história cultural e política, com ênfase particular no período do Estado Novo (1933-1974), bem como em história da educação e da pedagogia em Portugal, analisadas numa longa cronologia (séculos XIX e XX). Para além de diversos artigos, comunicações e trabalhos em coautoria, tanto em revistas científicas como em monografias, publicou os seguintes livros: O lugar de Salazar: Estudo e Antologia, 1990, Os anos de Ferro: O Dispositivo Cultural durante a política do Espírito(1933-1949), 1999, O Governo de si mesmo: Modernidade Pedagógica e Encenações Disciplinares do aluno Liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX), 2003, Modernidade Pedagógica: Estudos Comparados Portugal-Brasil (1820-1960), 2008, e Ensino Liceal (1836-1975), 2009. Coordenou projetos de investigação financiados por instituições como a Casa Pia de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É o editor da Sisyphus - Journal of Education.
4. 17h00 – Momento Social
Serviço de Informação, Comunicação e Imagem do IE
Instituto de Educação
Telef.: 253 601 220 | sici-ie@ie.uminho.pt
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