Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Comemorações do Dia do Instituto de Educação da UMinho - 2019

​​​​​

1 de julho ​​​ de 2019​​​​​
Fotos-Portal-NEW-IE_abertura_FINAL_350_Dia-do-IE2019_Bordeaux.jpg
 
Comemorações do Dia do Instituto de Educação
Programa pormenorizado
1 de julho de 2019| Auditório do Centro Multimédia do Instituto de ​Educação
IE_9.jpg
1. 10h00 – Inauguração da Exposição Fotográfica: Retratos do Quotidiano

A Agenda Cultural do Instituto de Educação -RESPIRO promoveu, pelo 2.º ano, o concurso de fotografia "Vê, Olha e Clica" , sob o tema "Retratos do quotidiano". Este concurso destinado a todos os estudantes (do 1.º, 2.º e 3.º ciclo), técnicos administrativos e de gestão, docentes e investigadores da Universidade do Minho, procura o melhor registo das suas vivências quotidianas nos Campi da UMinho.  

IE_12.jpg
IE_11.jpg 


2. 15h00 - Sessão Solene do Dia do Instituto decorre a partir das 15h00 com um momento musical apresentado pelo Ensemble de Trombones do CMCB de Braga, que antecedeu​ as intervenções, do Presidente do Instituto de Educação, Prof. Doutor Leandro da Silva Almeida, de um representante dos estudantes do IE, Mariana Monteiro e do Sr. Reitor ​da Universidade do M​inho, Prof. Doutor Rui Vieira de Castro. As comemorações prosseguiram com a cerimónia de entrega do Prémio Almedina, pela Presidente do Conselho Pedagógico, Prof. Doutora Alexandra Gomes.

IE_1.jpg
3. Abertura Musical
Ensemble de Trombones do CMCG de Braga

Trombone - João Fausto
Trombone - João Ricardo
Trombone - Leandro Antunes
Trombone - Maria João Pimenta
Trombone - João Lamela
Trombone - Daniela Cruz, Prof.ª Estagiária do Mestrado em Ensino de Música
Trombone - Zeferino Pinto, Prof. Cooperante do Mestrado em Ensino de Música

Johann Schein (1586-1630). Padouana. (Arr. Posaunenquartett)
Jerome Naulais (n. 1951). Petits Quatuors pour Trombone (excertos)
3 – Valse
6 – Marche
7 – Tango
8 – Rumba

O Ensemble de Trombones do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga é constituído por
alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Classe de Trombone. Com este projeto,
pretende-se que os alunos partilhem experiências e aprendam uns com os outros, percebendo que podem
aprender muito sobre o instrumento não só com os seus professores, mas também com os seus colegas de
naipe. Pretende-se ainda criar uma dinâmica de companheirismo e entreajuda no naipe para que
futuramente os próprios alunos, mais velhos e mais novos, tomem a iniciativa do estudo em conjunto. Por
outro lado, como não é uma disciplina que se insere no plano curricular, o Ensemble é uma oportunidade
para os mais novos participarem desde cedo numa disciplina essencial como a Música de Câmara.

Baseando-nos no conhecimento do papel vital que a Música possui na nossa sociedade, e especialmente do
aspeto lúdico que pode e deve representar para quem a pratica, consideramos que é de valor essencial
permitir que os alunos possam pôr em prática os seus conhecimentos conjuntamente para que seja possível
uma aproximação mais eficaz entre esta Arte e a vida dos alunos. Este projeto irá reforçar outros trabalhos
e ações que já poderão estar a ser desenvolvidos, e que têm demonstrado que a Música de Conjunto
contribui para a criação de um melhor relacionamento sociocultural dos nossos estudantes e para um bom
relacionamento entre comunidade e escola.
Org. Doutora Helena Vieira

IE_2.jpg
IE_13.jpg
Intervenção do Presidente do IE, Professor Doutor Leandro da Silva Almeida

IE_14.jpg
Intervenção do representante dos Estudantes do IE – Mariana Monteiro (Presidente do NEEBUM)

IE_3.jpg 
Intervenção do Reitor da Universidade do Minho - Prof. Doutor Rui Vieira de Castro

IE_5.jpg 

IE_6.jpg
Entrega do ​Prémio Almedina

IE_8.jpg
IE_7.jpg
Entrega dos prémios do Concurso de Fotografia



CONFERÊNCIA
“PARA UMA PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO NA UNIVERSIDADE: O TESTEMUNHO
DOS PROFESSORES MICHEL CERTEAU, GILLES DELEUZE, MICHEL FOUCAULT E ROLAND
BARTHES”
Resumo: conseguir levar o texto ainda em construção à cena da sala de aula, buscando e renovando com esse gesto corajoso a itinerância do pensamento apoiado em uma base plenamente dialógica — eis aquela que permanece há séculos como a grande questão pedagógica de uma universidade do saber por vir. Esta comunicação centra-se em um período de intensa critica à conceção tradicional de universidade, assim como aos esforços de transformação das práticas de trabalho entre professores e alunos sob o signo da reciprocidade. Dá especial enfoque a declarações de Barthes, Certeau, Deleuze e Foucault quando as suas reflexões se acercaram dos domínios da pedagogia — a partir de uma experiencia em Vincennes (Paris VIII) depois de 1968 e que se estendeu até ao termo dos anos de 1980 — e convergiram na necessidade de construir espaços de efetiva partilha comunitária com os estudantes tomando como base os princípios da incompletude do saber, da ativa singularização de quem o produz. 

IE_15.jpg

Nota Biográfica
Jorge Ramos do Ó, é Professor Associado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e professor convidado na Universidade de São Paulo, onde tem lecionado sobretudo nas áreas da história da educação, história cultural e teoria do discurso. As suas publicações incluem estudos em história cultural e política, com ênfase particular no período do Estado Novo (1933-1974), bem como em história da educação e da pedagogia em Portugal, analisadas numa longa cronologia (séculos XIX e XX). Para além de diversos artigos, comunicações e trabalhos em coautoria, tanto em revistas científicas como em monografias, publicou os seguintes livros: O lugar de Salazar: Estudo e Antologia, 1990, Os anos de Ferro: O Dispositivo Cultural durante a política do Espírito(1933-1949), 1999, O Governo de si mesmo: Modernidade Pedagógica e Encenações Disciplinares do aluno Liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX), 2003, Modernidade Pedagógica: Estudos Comparados Portugal-Brasil (1820-1960), 2008, e Ensino Liceal (1836-1975), 2009. Coordenou projetos de investigação financiados por instituições como a Casa Pia de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É o editor da Sisyphus - Journal of Education.


4. 17h00 – Momento Social 


Serviço de Informação, Comunicação e Imagem do IE 
Instituto de Educação
Telef.: 253 601 220 | sici-ie@ie.uminho.pt
www.ie.uminho.pt