16/06/2025 - 20/06/2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Bienal de Educação, organizada pelo Instituto de Educação da UMinho, acontecerá de 16 a 20 de junho de 2025, em Braga, subordinada ao tema O Futuro é Educação. As Pessoas, a Vida e a Escola. Poderão ser submetidos resumos para comunicações livres até ao próximo dia 15 de abril.
Num tempo de particular complexidade, como é hoje o nosso, a Educação e a
sua relação com a Escola constituem matéria indispensável, nomeadamente
ao nível da Academia à qual cumpre o estudo, a investigação e a
reflexão essenciais como suporte de políticas públicas a promover com
vista aos imensos desafios de futuro, sempre na consciência de que para
problemas complexos, como são hoje os da Educação e da Escola, não
existem soluções simples. Junte-se a nós para pensar de forma mais ampla, integrada e participativa.
Este evento, organizado pelo Instituto de Educação da
Universidade do Minho, pretende ser um evento académico que procura
refletir sobre as questões essenciais colocadas pela Educação e pela Escola,
hoje e no futuro. Com esta iniciativa pretende-se criar um espaço de partilha
de experiências, contribuindo para uma discussão académica e produção do
conhecimento, centrada na ideia de inovação, não recusando a análise crítica
dos modelos e métodos em vigor, e seus efeitos quer pessoais, quer sociais.
Toda a informação poderá ser consultada AQUI.
Reconhecendo a pertinência deste evento, esperamos poder contar
com toda a comunidade - professores, investigadores, estudantes, membros da
sociedade civil, profissionais na área da educação - nesta que será a primeira
edição da Bienal de Educação 2025.
Mais informações podem ser encontradas AQUI.
Instituto de Educação Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga, Portugal (+351) 253604240 / 253601200 bienaleducacao@ie.uminho.pt
16/06/2025 - 20/06/2025
Bienal de Educação 2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
A Bienal de Educação, organizada pelo Instituto de Educação da UMinho, acontecerá de 16 a 20 de junho de 2025, em Braga, subordinada ao tema O Futuro é Educação. As Pessoas, a Vida e a Escola. Poderão ser submetidos resumos para comunicações livres até ao próximo dia 15 de abril.
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quinta-feira, 29/05/2025
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 29 de maio de 2025 (quinta-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade
de Desenvolvimento
Curricular, requeridas pelo Mestre Renier Cavalcanti Dantas.
Título da tese: "Os Conteúdos da Educação
Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN:
Contributos para uma Organização e Sistematização Curricular”.
Composição do júri:
Presidente:
Doutora Isabel Flávia Gonçalves
Fernandes Ferreira Vieira, Professora Catedrática do
Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Vogais:
Doutora
Ana Maria Carneiro Costa e Silva, Professora Auxiliar do Departamento de
Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da
Universidade do Minho;
Doutor
Carlos Manuel Ribeiro da Silva, Professor Auxiliar do Departamento de Estudos
Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do
Minho (orientador);
Doutora
Diana Isabel de Araújo Mesquita, Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e
Psicologia da Universidade Católica Portuguesa;
Doutora
Eva Maria Lopes Fernandes, Investigadora Doutorada de Nível Inicial do Centro
de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade
do Minho;
Doutor
Antonino Manuel D`Almeida Pereira, Professor Coordenador com Agregação do
Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Viseu;
Doutora
Martha Maria Prata Linhares, Professora Associada do Departamento de Educação
da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.
Resumo: Os desafios
enfrentados pelas escolas são diversos devido à presença de vários grupos
sociais e culturais com necessidades únicas. Nesse contexto, a Educação Física
é considerada um componente obrigatório e fundamental para a educação holística
dos estudantes. No entanto, ela enfrenta dificuldades na sistematização e é
frequentemente influenciada por conceitos orientados para o esporte e
metodologias tradicionais. Além disso, o desafio institucional resultante da
expansão da Rede Federal de Educação Técnica e Superior, no Brasil, tem
proporcionado a democratização do acesso à educação pública, mas também requer
soluções adequadas para públicos diversos e projetos educacionais contínuos,
incluindo a atenção especial à Educação de Jovens e Adultos implementada pelo
PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. A pesquisa
intitulada "Os Conteúdos da Educação Física na Educação de Jovens e
Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN: Contributos para uma Organização e
Sistematização Curricular" surgiu nesse contexto e foi submetida ao Instituto
de Educação da Universidade do Minho para obtenção do grau de Doutor em
Ciências da Educação, na especialização em Desenvolvimento Curricular. O
objetivo geral da pesquisa é o de entender o seguinte: 1) analisar os conteúdos
da disciplina de Educação Física no Ensino Médio Integrado na modalidade EJA no
Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, com ênfase na Cultura do
Movimento Corporal; 2) investigar os critérios para a organização dos conteúdos
na modalidade EJA, sob a perspectiva dos professores e alunos; e 3) examinar a
proposta de organização dos conteúdos da disciplina de Educação Física para a
EJA. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa selecionou três campi que
oferecem atualmente cursos técnicos de nível médio na modalidade EJA: Campus
Santa Cruz, Campus Natal-Zona Norte e Campus Ipanguaçu. O estudo envolveu a
realização de questionários com cento e trinta e nove (139) alunos do sexo
masculino e feminino, entrevistas com três (3) professores e análise documental
do PTDEN – Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio de Educação
Física. Essa estratégia de pesquisa emprega uma metodologia de estudo de caso
dentro dos paradigmas de pesquisa qualitativa e quantitativa para buscar uma
compreensão abrangente do fenômeno relevante e possibilitar uma análise
minuciosa e rigorosa dos dados obtidos. Apesar dos desafios enfrentados, o
estudo proporcionou uma experiência valiosa que permitiu aos estudantes e
professores do PROEJA interagirem e compartilharem diversos conhecimentos relacionados
aos conteúdos da Cultura do Movimento Corporal. Tornou-se evidente que o
conteúdo dos livros didáticos de Educação Física precisa ser modificado para
acomodar os procedimentos didático-pedagógicos usados nos cursos técnicos de
nível médio ministrados na modalidade EJA.
Palavras-chave: Conteúdo, Currículo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Física.
Contactos: Doutoramento em Ciências da Educação Tel: +351 253 60 12 87 e-mail: sec-dout-ce@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
quinta-feira, 29/05/2025
Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular
Instituto de Educação, Universidade do Minho
Realizam-se
no dia 29 de maio de 2025 (quinta-feira), pelas 14:30h,
as Provas de Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade
de Desenvolvimento
Curricular, requeridas pelo Mestre Renier Cavalcanti Dantas.
Título da tese: "Os Conteúdos da Educação
Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio Integrado no IFRN:
Contributos para uma Organização e Sistematização Curricular”.
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23/05/2025 - 02/06/2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Decorrem de 23 maio a 2 junho 2025, as candidaturas online ao Doutoramento em Educação a Distância e Elearning. Mais info: https://bit.ly/41g3oeY
Programa de doutoramento resultante de uma parceria entre a Universidade Aberta
e a Universidade do Minho. Panfleto informativo do
Doutoramento a Distância e E-Learning 2025-2026 »»
Regulamento do Doutoramento conjunto
em Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta e da Universidade do
Minho, homologado e registado pela Direção-Geral do Ensino Superior
com o número R/A-Cr 119/2021 de 29/04/2021.
A Universidade Aberta e a Universidade do Minho,
designadas por Universidades Parceiras, criam, no âmbito do 3.º ciclo de
estudos, o Doutoramento em Educação a Distância e eLearning, através do qual
concedem, em conjunto, o grau de Doutor em Educação a Distância e E-Learning.
A Universidade de Acolhimento é determinada para cada
edição do Doutoramento de acordo com um modelo de rotatividade anual entre
as Universidades Parceiras, tendo a tendo a Universidade do
Minho como Universidade de Acolhimento na edição de 2025/2026.
Despacho Reitoral de
Abertura e Funcionamento 2025/2026
https://bit.ly/4dKQVFA
Informações: https://guiadoscursos.uab.pt/.../doutoramento-em.../
SECRETARIADO
Patrícia
Capêlo
Tel: +351 253 60 12 87
e-mail: doutedel@ie.uminho.pt
23/05/2025 - 02/06/2025
Candidaturas - Programa Doutoral em Educação a Distância e E-learning (dEDEL)
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Decorrem de 23 maio a 2 junho 2025, as candidaturas online ao Doutoramento em Educação a Distância e Elearning. Mais info: https://bit.ly/41g3oeY
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quinta-feira, 08/05/2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 8 de maio
2025, às 14h30, na sala 0.13 do
IE, as provas de Mestrado em Ensino de
Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas
por Filipe Alberto Peixoto Lima. Título
do Relatório de Estágio: "Resolução de
problemas de Programação Linear com o uso do GeoGebra no 10º ano do ensino
profissional.".
Composição do Júri: Presidente: Doutor Floriano Augusto Veiga Viseu, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutor Pedro Manuel Baptista Palhares, Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador);
Doutora Maria Alexandra Oliveira Gomes, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutor José Joaquim Martins Oliveira, Professor Auxiliar da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
Resumo do Relatório de Estágio: O presente estudo incide na resolução de problemas de Programação Linear com o uso do GeoGebra, e resulta de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 10.º ano do ensino profissional do curso de Mecatrónica, durante a lecionação do módulo Programação Linear. Este estudo teve como questão principal compreender as dificuldades sentidas pelos alunos durante a intervenção pedagógica e como utilizam o GeoGebra enquanto trabalham em pares. Desta forma, foram formuladas três questões de investigação: (1) Como é que os alunos utilizam o GeoGebra na resolução de problemas de Programação Linear?; (2) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem da Programação Linear durante a construção e resolução dos problemas?; e (3) Quais as vantagens e desvantagens de resolver problemas de Programação Linear em trabalho de pares?. Para conseguir dar resposta a estas questões foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de dados: através da observação das interações dos alunos, da gravação de áudios e vídeos, das produções dos alunos, da aplicação de dois questionários, um inicial e outro final, e uma entrevista a cada grupo. Os resultados indicam que a utilização do GeoGebra contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos da Programação Linear, promovendo uma melhor associação entre as representações algébrica e gráfica. Os alunos utilizaram esta ferramenta para representar as restrições, a interseção das retas para a construção da região admissível e a visualização dos vértices do polígono. As principais dificuldades durante a resolução dos problemas residiram na matematização, ou seja, na tradução correta do modelo Real para o modelo Matemático, principalmente na identificação correta das variáveis, da função objetivo e das restrições, bem como na utilização de terminologia rigorosa e adequada. Além disso, verificou-se que o trabalho de pares foi extremamente benéfico, favorecendo a troca de ideias, a motivação dos alunos, a colaboração entre eles, o desenvolvimento do pensamento crítico e uma melhor compreensão dos conceitos. Para atenuar as desvantagens é necessária uma orientação por parte do professor para a criação destes pares. Este estudo reforça a importância da integração de tecnologias e metodologias colaborativas no ensino da Matemática, destacando-se como uma abordagem promissora para a aprendizagem da Programação Linear no ensino profissional.
Palavras-chave: Ensino profissional; GeoGebra; programação linear; resolução de problemas; trabalho de pares.
Mestrados em Ensino Tel: +351 253 604679 e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
quinta-feira, 08/05/2025
Provas de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 8 de maio
2025, às 14h30, na sala 0.13 do
IE, as provas de Mestrado em Ensino de
Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, requeridas
por Filipe Alberto Peixoto Lima. Título
do Relatório de Estágio: "Resolução de
problemas de Programação Linear com o uso do GeoGebra no 10º ano do ensino
profissional.".
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quinta-feira, 24/04/2025
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 24 de abril
2025, às 15h00, na sala 0.13 do
IE, as provas de Mestrado em Ensino de
Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário,
requeridas por Joana Oliveira de Castro
Nunes. Título
do Relatório de Estágio: “A utilização da
metodologia Inquiry 5E no Ensino da Biologia: uma abordagem centrada no
tema Evolução Biológica do 11.º ano de escolaridade.”.
Composição do Júri: Presidente: Doutor José Luís de Jesus Coelho da Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Vogais: Doutora Maria Teresa Machado Vilaça, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho;
Doutora Ana Cristina Gomes Cunha, Professora Auxiliar da Escola de Ciências da Universidade do Minho;
Doutor Luís Dourado Pereira Gonzaga, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador).
Resumo do Relatório de Estágio: As atuais perspetivas para o ensino das Ciências destacam a importância de promover a participação ativa e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Nesse contexto, emerge a metodologia Inquiry 5E como uma estratégia inovadora, estruturada em cinco etapas – Engage, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate que estimulam a curiosidade natural dos alunos e promovem a construção ativa do conhecimento. A intervenção pedagógica, descrita no presente relatório de estágio, incidiu na lecionação do tema Evolução Biológica na disciplina de Biologia e Geologia no 11.º ano de escolaridade, no contexto do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Envolveu uma turma constituída por 19 alunos que exploraram três atividades de aprendizagem. A investigação associada à intervenção pedagógica, descrita neste relatório, teve como principal objetivo avaliar o impacto da utilização da metodologia Inquiry 5E na aprendizagem da temática científica. Desse modo, foi desenvolvido um questionário de conhecimentos, aplicado no início e no fim da intervenção. A comparação das respostas entre os dois momentos permitiu concluir que ocorreu uma evolução do conhecimento substantivo dos alunos, tendo-se corrigido conceções alternativas e promovido a (re)construção do conhecimento científico acerca das Evidências da Evolução, das Teorias Evolutivas e dos Fatores de Microevolução. Foi ainda desenvolvido um questionário de opinião, aplicado também no final da intervenção, com o objetivo de: a) averiguar as opiniões dos alunos relativamente à operacionalização da metodologia Inquiry 5E; b) identificar vantagens educativas da operacionalização da metodologia Inquiry 5E; c) identificar fatores de constrangimento à operacionalização da metodologia Inquiry 5E. Os resultados desta investigação sugerem que a intervenção pedagógica teve um impacto positivo no desenvolvimento de competências transversais nos alunos, na sua motivação e na promoção da sua aprendizagem. A metodologia foi, no geral, bem recebida pelos alunos, que parecem considerá-la uma estratégia eficaz, dinâmica, interessante e inovadora, não tendo apontado constrangimentos graves que pudessem comprometer a perceção globalmente positiva da intervenção. Estes dados foram corroborados por breves questionários que os alunos realizaram após cada atividade de aprendizagem.
Palavras-chave: Biologia; Educação em Ciências; Evolução Biológica; Inquiry 5E.
Mestrados em Ensino Tel: +351 253 604679 e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt
Conselho Pedagógico Tel: +351 253 601287 e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
quinta-feira, 24/04/2025
Provas de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 24 de abril
2025, às 15h00, na sala 0.13 do
IE, as provas de Mestrado em Ensino de
Biologia e de Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário,
requeridas por Joana Oliveira de Castro
Nunes. Título
do Relatório de Estágio: “A utilização da
metodologia Inquiry 5E no Ensino da Biologia: uma abordagem centrada no
tema Evolução Biológica do 11.º ano de escolaridade.”.
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